terça-feira, 7 de setembro de 2010

NONATO LUIZ


Estava dando uma atualizada no meu i-tunes hoje quando percebi que não tinha nada do Nonato Luiz no meu playlist. O Nonato é um dos grandes violonistas brasileiros em atividade e, na hora, peguei meus CDs e transferi para o i-tunes.

Provavelmente, você nunca ouviu falar dele, mas não se recrimine. Eu também não conhecia até ser alertado pelo meu amigo Malcolm, que o havia visto no Faustão há alguns (muitos) anos.

Na época, o músico o impressionou tanto que o Malcolm comprou o disco dele (naquele tempo ainda tínhamos discos) e, sabendo da minha afinidade pelas 6 cordas, me emprestou.

Sempre havia pensado em música nordestina como uma espécie de polca brasileira, com aquela sanfona berrando de forma monótona e cansativa. Aí, com a sutileza e os acordes belíssimos de Nonato, ouvi temas nordestinos como Asa Branca, Juazeiro e Pau de Arara de uma maneira completamente diferente, finalmente apreciando toda a beleza inerente em músicas que eu considerava banais.

Foi um momento de despertar e de me sentir envergonhado por achar que coisas como o baião fossem músicas “menores”.

Peço desculpas antecipadamente pela participação "vergonha alheia" do Faustão no vídeo abaixo, mas achei que valia resgatar esta apresentação do Nonato Luiz, mesmo achando que o disco “Gosto de Brasil” (capa acima) é muito mais representativo de sua classe e elegância ao violão – nesta apresentação ele fica meio fantoche do Fausto Silva.

Em todo caso, o que o cara faz impressiona. Recomendo encarecidamente que vocês comprem ou baixem o disco “Gosto de Brasil”, nem que seja pela primeira e belíssima faixa “Suíte Nordestina”, uma aula de classe e bom gosto.

Ouve aê:

4 comentários:

Alan Romero disse...

Parabéns pelo texto. E pela descoberta!
Nonato Luiz é um compositor muito sofisticado, com uma obra riquíssima. E já nem falo no grande intérprete e mestre das cordas.
Vale a pena conhecer um pouco mais de seu trabalho. São mais de 40 discos. Tem áudios no site oficial:
www.nonatoluiz.com.br
E mais áudios e videos no Myspace:
http://www.myspace.com/nonatoluiz
Parabéns pelo blog. Já está nos meus favoritos!

Vladimir "Charles" Brown disse...

Valeu, meu caro Alan!

Estou sempre de olho pra ver se acho algo dele, mas confesso que não imaginava a extensão da obra.

Ótimas suas dicas. Fuçarei nos sites.

Mark disse...

Seu mentiroso. Vc não vai fuçar site nenhum. Mó preguiça...

Vladimir "Charles" Brown disse...

Ei! Tá ouvindo?? Presta atenção! Ouviu?

Ah, nada mais delicioso do que o som de NINGUÉM PEDINDO SUA OPINIÃO, MARK!