domingo, 28 de agosto de 2011

F1 2011 - GP DA BÉLGICA


Com esta corrida, Schumacher completou 20 anos desde sua estreia na Fórmula-1
e decidiu comemorar com um capacete folheado a ouro. No vídeo vocês vêem o
processo de produção do casco e fica claro que, depois desse trabalhão todo, o alemão
tinha a OBRIGAÇÃO de fazer uma prova no mínimo espetacular.
Felizmente, foi
exatamente isso que ele fez.


O Grande Prêmio da Bélgica é sempre um evento que vem carregado de expectativa pelo simples fato de ser, ehm, o Grande Prêmio da Bélgica, oras.

O circuito de Spa-Fracochamps é disparado o mais amado pelos pilotos em função dos muito desafios que o longo e técnico trajeto proporciona. Foi uma boa maneira de voltar das “férias de verão” que sempre cortam o campeonato em duas fases distintas.

Esperava-se uma reação da McLaren e Ferrari para esta corrida, mas fundamentalmente o que se viu foi mais do mesmo. Vettel na pole, seguido pelas McLarens e Ferraris. A surpresa da classificação foi Bruno Senna, que substituia Nick Heidfeld na Renault Lotus, num excelente 7º lugar, atrás de um igualmente impressionante Jaime Alguersuari.

O treino, por sinal, também caracterizou um episódio bizarro, em que Pastor Maldonado ficou bravo com uma suposta obstrução de Lewis Hamilton e decidiu dar um chega-pra-lá no inglês na entrada da Eau Rouge (não o lugar mais indicado para este tipo de chilique). Nada aconteceu, mas por pouco o venezuelano não causa um MAL DANADO no piloto da McLaren (entenderam? Maldonado? Mal danado? Fiz um trocadilho).

Enfim, dada a largada, quem surpreendeu foi Rosberg, que largava em 5º e foi ultrapassando todo mundo até assumir a ponta. Enquanto isso, Senna anulava sua ótima posição de largada ao abalroar Alguersuari (anulando também a ótima posição de largada do espanhol), jogando os dois para os boxes para arrumar seus aerofólios. O incidente renderia ainda um drive-through para o piloto brasileiro.

Schumacher, que corria com um vistoso capacete folheado a ouro, havia largado em último em virtude de uma roda que se soltou durante a primeira volta da classificação. Na segunda volta, ele já se encontrava em 14º, dando a pinta de que a corrida do heptacampeão seria interessante.

Na 3ª volta, Vettel ultrapassou Rosberg e reassumiu sua posição habitual de líder da prova. Na volta seguinte, Webber parava para fazer sua primeira troca, confirmando que seria uma corrida em que os pneus macios durariam muito pouco. Seu companheiro Vettel pararia na 6ª volta.

Massa, Hamilton e Alonso brigavam entre si e, numa bobeada do brasileiro, ele perdeu a posição para Hamilton que, por sua vez, foi ultrapassado por Alonso. O espanhol da Ferrari estava muito veloz e logo chegou em Rosberg, até passar na 7ª volta.

Houve um troca-troca de posições enquanto todo mundo parava para nos boxes e, na 13ª volta, um toque entre Hamilton e Kobayashi arremessou o inglês para fora da prova, num acidente plasticamente impressionante, mas que não teve maiores consequências para o piloto da McLaren (fora o abandono da prova, claro).

Resultado: Safety Car na pista e muita gente aproveitando para parar uma segunda vez, incluindo Vettel.

Com a relargada, a ordem ficou: Alonso, Vettel, Webber, Rosberg, Massa, Sutil, Schumacher e Button (este último também se recuparando de uma classificação sofrível em que um problema de comunicação com a equipe fez com que ele parasse na pista com uma pane seca).

Mas a liderança de Alonso duraria apenas algumas voltas e, na 18ª, Vettel recupararia o primeiro posto.

Enquanto isso, quem voava na pista era Jenson Button. Volta após volta, ele ia subindo na classificação com uma sequência de ultrapassagens rápidas e certeiras Tanto que, na volta 26, ele já estava em 4º, confirmando que o inglês gosta mesmo de provas complicadas e cheias de alternativas.

Schumacher também fazia uma belíssima prova e conseguiu passar pelo seu compatriota Sutil na volta 35, assumindo a 6ª posição e se aproximando de Rosberg.

Nas últimas voltas, Alonso foi perdendo rendimento e acabou ultrapassado por Webber e depois por Button que, com isso, terminou a prova no pódio. Schumacher conseguiu passar por Rosberg e terminou em 5º, em uma das melhores provas do alemão na temporada.

O outro alemão campeão – Sebastian Vettel – terminou em 1º, acumulando mais 25 pontos e aumentando sua liderança para impressionantes 92 pontos.

Acho realmente curioso o fato de que, apesar da previsibilidade gritante do resultado do campeonato, ele está sendo imensamente divertido de assistir, cada prova conseguindo manter o interesse do espectador do começo ao fim.

Por sinal, com esta prova, Felipe Massa definitivamente abdica de quaisquer chances matemáticas de se sagrar campeão mundial. Agora, só Vettel, Webber, Alonso, Button e Hamilton ainda têm chances. Que temporadinha mais melancólica pro brasileiro, hein?

Enfim. Esperemos Monza - a casa da Ferrari - para ver o que acontece.



Um comentário:

Mark disse...

Muito legal o vídeo do capacete do Schummy. Deve ter custado caro pacas, mas é uma homenagem digna aos vinte anos de carreira do maior piloto da história da F1, não?
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: helikic