segunda-feira, 10 de outubro de 2011

F1 2011 - GP DO JAPÃO

E a Fórmula-1 tem seu novo bicampeão mundial: Sebastian Vettel.


O resultado desta temporada não foi nada surpreendente para quem assistiu a qualquer uma das 15 provas até aqui, mas o fato é que, aos 24 anos e 3 meses, temos o mais jovem bicampeão da história.

Curiosamente, é o mesmo piloto que foi o mais novo campeão da história, e o mais novo vencedor da história, e o mais novo pole da história, e o mais novo piloto a marcar pontos na história... o que parece pavimentar o caminho para que ele seja o mais novo piloto a superar os até então INSUPERÁVEIS recordes de Michael Schumacher.

Enfim, para isso, precisaríamos esperar por no mínimo mais 6 anos, então é prudente pensar nesta hipótese um pouco mais para frente. Mas é indiscutível que o Vettel destruiu a concorrência com uma supremacia raras vezes vista na categoria.

Para se ter uma ideia, só Jim Clark liderou mais do que Vettel em uma temporada – em 1962, ele liderou 506 das 708 voltas na temporada (71,49%) enqanto o alemão liderou 598 das 892 voltas até agora (67,05%) e, quem sabe, não acaba a temporada com o recorde absoluto. Será?

Aliás, por falar em recordes, este ano coroa o Japão como país palco do maior número de definições de campeonatos mundiais (até então, estava empatado com a Itália por 11x11).

Sempre achei que isso costumava acontecer com o Japão justamente por este ser um dos últimos GPs da temporada, mas, em 2011, ainda faltam QUATRO corridas, o que deixa a sensação de que a prova é meio predestinada a ser decisiva.

Aí vocês me perguntam: por que é que eu não falo da corrida logo de cara em vez de ficar tagarelando sobre estatísticas? Simplesmente porque a corrida foi UM PORRE.

Pouca coisa relevante aconteceu ao longo das 53 voltas do circuito de Suzuka.

A destacar:

A frieza do Button
Ele soube usar a estratégia dos boxes para passar o líder Vettel e manteve a corrida tranquilamente sob controle. Vettel não tinha nada a ganhar com uma briga, e então não ameaçou o inglês, abrindo mão ainda de uma disputa pelo segundo lugar com Alonso, que havia conquistado a posição nos boxes durante a terceira rodada de pit-stops.

O retorno de Schumacher
Ele liderou sua primeira prova em 5 anos. Optando por retardar sua parada para trocar pneus enquanto o resto da patota parava para fazer sua terceira troca, o alemão se manteve algumas voltas como o “el numero uno” da prova até míseras 12 voltas do final, quando finalmente teve que entrar nos boxes. Mesmo assim, terminou em sexto, à frente da Ferrari de Felipe Massa.

A temporada “histórica” de Felipe Massa
O piloto da Ferrari ainda não conseguiu um único pódio na temporada. Vale lembrar que o brasileiro está pilotando um carro com que seu companheiro já conquistou OITO pódios, tendo ganho duas vezes. Ou seja, o carro não é exatamente uma porcaria...

A última vez que um piloto fez uma temporada completa pela Ferrari sem subir ao pódio foi em 1992, quando Ivan Capelli pilotava aquela PORCARIA que provavelmente foi um dos piores modelos da Casa Automobilistica di Maranello de todos os tempos. Convém lembrar que o Capelli acabou sendo mandado embora antes do fim da temporada, mas só a duas corridas do término. Ou seja, o Massa ainda tem duas para conseguir seu podiozinho...

Enfim. Campeonato decidido com 4 corridas pela frente. O que resta é a briga pelo vice. Deveria dar Button pelo que o inglês tem feito nesta temporada. Pode vir a dar Alonso pela evidente genialidade do asturiano. Poderia dar Webber pela força da Red Bull. E poderia até dar Hamilton se ele parasse de fazer bobagem nas pistas e deixasse que seu indiscutível talento se evidenciasse de novo.

Mas, no fundo, vamos combinar que... tanto faz?

Nas estatísticas, quem é que lembra daquelas duas vezes em que o Schumacher foi vice? O que vale são os 7 que ele ganhou, certo? E então já encerramos nossas atividades para este ano.


P.S. Obrigado ao meu pai "Dirk", que arduamente digitou todas minhas anotações que eu tão porcamente esqueci na casa dele e mandou por e-mail na sequência. Estou em débito...

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