quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PARA OUVIR ANTES DE MORRER: GREG HOWE

Quando eu saí da escola há muitos, muitos anos, eu decidi comprar tudo quanto é disco de guitarra que eu encontrasse pela frente.

Na época não existia mp3, torrent e nem o Napster (e só não digo que não existia internet porque provavelmente algum péla-saco como o MEU AMIGO ZOCA* vai retrucar com algum dado técnico tipo “Ah... mas existia sim, porque ela foi inventada em 1983”) e o fato é que, pra ouvir bons sons de guitarra, ou você comprava o disco ou ficava à mercê do que as rádios tocavam.

Sendo assim, minha discoteca na época cresceu vertiginosamente em virtude do meu salariozinho de professor de inglês e eu acabei comprando muita coisa boa (e muita bosta também).

Era a fase dos chamados “shredders”, que eram carinhas que tocavam o máximo de notas por segundo, como o Vinnie Moore, Malmsteen, Jason Becker, Marty Friedman e um tal de Greg Howe.

Se o Friedman se tornou uma grande referência ao longo dos anos, especialmente pela sua brilhante contribuição pro Megadeth, os outros eu sempre interpretava como fritadores sem muito feeling (como o caso do Malmsteen, que me parece tocar o mesmo solo em todas as músicas de todos os discos desde os anos 80).

Mas aí, há alguns anos (graças à invenção dos P2P), eu acabei baixando alguma coisa do Greg Howe, que agora estava com um som muito mais voltado pro fusion. E nisso fui baixando coisas dele e constatei uma coisa: o cara é um gênio.

No YouTube tem uma improvisação que o cara faz em cima de um standard do jazz – a música Sunny, do Bobby Hebb – que mostra bem o equilíbrio entre técnica e bom gosto dele. Acho que quem espera ouvir apenas um monte de notas e escalas vai acabar se surpreendendo.

Por ora é isso. Esporadicamente vou deixando aqui algumas coisas que eu acho que você deveria ouvir antes de morrer, só porque EU particularmente acho cool (mesmo que seja pra dar embasamento às críticas quanto ao meu gosto musical pouco convencional).

Ouve aê:




* Para preservar o indivíduo em questão de prováveis danos à sua reputação em virtude de suas quase sempre questionáveis atitudes éticas e morais, o nome de Mark Damian Ament será substituído neste blog pelo pseudônimo “MEU AMIGO ZOCA”.

Um comentário:

Mark disse...

Você tem razão mesmo. A Internet como conhecemos começou a surgir na década de 80, apesar de ser uma idéia que já surgia na década de 1950.
O link abaixo dá umas informações interessantes.
http://www.webopedia.com/DidYouKnow/Internet/2002/BirthoftheInternet.asp