terça-feira, 30 de junho de 2009

THE MUSIC OF VICTOR BORGE or HOW CAN I SAY "HAPPY BIRTHDAY" IN DANISH?


Ouvindo a Rádio Band News outro dia, me chamou a atenção uma deliciosa crônica do Salomão Schvartzman sobre a música “Parabéns a Você”, que é o tema mais executado de todos os tempos.

O colunista (aliás, faz sentido usar o termo “coluna” numa transmissão via rádio?) falou sobre a origem da música, sobre a tradução brasileira e terminou com uma série de versões do tema em estilos musicais diferentes: tango, bolero, ragtime, etc.

As versões eram do músico Gidon Kremer, que lançou um disco realmente magnífico com inúmeros exemplos da clássica “happy birthday to you”, tocados nos mais variados estilos.

Ao ouvir isso lembrei na hora de um verdadeiro gênio dos anos 50, chamado Victor Borge, que já tinha feito exatamente a mesma coisa.

O Borge era um pianista clássico dinamarquês que tinha um senso de humor deliciosamente ácido. Ele uniu o gosto pela música com a língua afiada e se tornou um comediante musical único, criando verdadeiras obras-primas.

Curiosamente, acho que o Borge é mais lembrado hoje em dia por uma performance que não tem piano e nem a música como fio condutor. Nela, ele explica as dificuldades que teve, como dinamarquês, ao chegar como imigrante nos Estados Unidos. Depois de um tempo no país sem conseguir se fazer entender, ele deduz que o maior problema dos americanos é o fato deles não se comunicarem direito entre si e, para resolver o problema, desenvolve o sistema de “pontuação fonética”. Com isso, cada sinal de pontuação tem seu próprio som e ele exemplifica como isso funciona lendo um trecho de um livro. O resultado é de chorar de rir.

O maravilhoso CD “Victor Borge Live!” tem este sketch e conta também com uma versão mais elaborada do videozinho que coloquei abaixo. Pra quem gosta de humor e aprecia música clássica, é um MUST BUY.

No vídeo, o Borge mostra, de forma bem humorada e inusitada, como seria a música “Parabéns a Você” se esta tivesse sido composta pelos principais compositores da história. Parece familiar? Pois é... Apostaria uma pequena fortuna que o pianista dinamarquês foi a fonte inspiradora do Gidon Kremer ao gravar seu disco.

Enfim... Victor Borge nasceu em 1909, morreu em 2000 e o vídeo fica mais ou menos no meio, entre uma coisa e outra.

Assiste aê e divirta-se:

Nenhum comentário: