sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

YE OLDE BRITISH RACING GREEN IN 2010

O escocês Jim Clark pilotando sua Lotus em 1967


Tendo falado no post anterior sobre minha decepção quanto ao novo uniforme da seleção brasileira, vale mais um post sobre um lançamento que me deixou feliz: o da “nova” Lotus.

Não sei se o carro será rápido nas pistas, mas a pintura ficou espetacular, remetendo diretamente às Lotus da época do Colin Chapman, Jackie Stewart e Graham Hill.

Mantiveram o mesmo look and feel da época, incluindo o maravilhoso British Racing Green, presente em carros ingleses nos primórdios das corridas de automobilismo internacional.

Pra quem não sabe, naquela época, cada país tinha uma cor característica nas pistas. Ou seja, carros de montadoras italianas – como a Maserati e Ferrari – eram pintadas de vermelho, carros alemães eram prateados, os franceses eram azuis e os britânicos corriam com um verde musgo – o tal British Racing Green.

Quem me explicou isso pela primeira vez foi meu pai, enquanto ele nos mostrava na parede de casa a projeção de um filme em Super-8 (pra quem não faz ideia do que seja isso, Google it), com uma corrida de F1 em Brands Hatch que ele mesmo havia filmado nos anos 60.

Por algum motivo, essa explicação me marcou de forma irremediável, e até hoje acho que não existe Ferrari que não seja vermelha, Mercedes que não seja prateada e Jaguar que não seja verde.

Estes carros podem até ficar bonitos em outra cor, mas aí são OUTROS carros, mais ou menos como aquele DVD que você compra no Stand Center e que funciona perfeitamente, mas que no fundo você sabe que não é THE REAL DEAL.

Por isso, eu, que sempre considerei a Lotus um dos ápices do automobilismo britânico, fiquei feliz em ver que, apesar de toda a estrutura malaia por trás da equipe, eles mantiveram o espírito romântico de uma era inesquecível, prestando uma belíssima homenagem aos tempos em que a Fórmula-1 era um esporte e não um negócio.

Dito isso, TÁ NA CARA QUE É SÓ UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE UMA EQUIPE QUE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A HISTÓRIA ORIGINAL.

Mas no fundo foda-se. Que vai mexer com muita gente ver aqueles carros verdes com faixa amarela voltando ao grid, ah vai.

Vejam abaixo as foto do “novo” Lotus F1:

Nenhum comentário: