domingo, 7 de fevereiro de 2010

O CRÈME DE LA CRAP DA FÓRMULA-1

Taki Inoue, no GP da Hungria de 1995:
o único piloto a conseguir trazer um pouco de
"danger" ao termo "safety car".


Estava lendo outro dia sobre os piores pilotos da história da Fórmula 1.

Sempre achei que era o Luca Badoer, estatisticamente o piloto que mais correu sem conseguir marcar pontos. E olha que o cara chegou a pilotar uma Ferrari.

Já postei sobre o "Look How Bad You Are" aqui, mas para os que querem apenas um breve resumo, basta dizer que ele participou de 51 corridas sem NUNCA ter marcado um único ponto. Para efeitos comparativos, é apenas uma corrida a menos do que tem o inglês Lewis Hamilton até o presente momento. Só que nessas 52 corridas que o britânico correu, ele marcou 256 pontos, ganhou 11 vezes, foi uma vez campeão mundial uma uma vez vice.

Aí comecei a ver outros pilotos que também se destacaram negativamente neste que é o ápice do automobilismo mundial e percebi que não é justo simplesmente dizer que o pior foi o Badoer, baseado puramente numa equação estatística.

Afinal, se fizermos isso, a gente esquece de analisar a brilhante contribuição à Fórmula 1 do italiano Marco Apicella, por exemplo, que teve a carreira de F1 mais curta da história. Ele participou de apenas uma corrida e não conseguiu chegar até a primeira curva, graças a um acidente com a Sauber do J.J. Lehto.

Outro foi o suíço Jean-Denis Deletraz que, em sua estreia pela Larrousse em 1994, conseguiu a proeza de levar uma volta do líder já na décima volta da prova e viu isso ocorrendo mais 9 vezes naquele grande prêmio – sendo que ele abandonou NA METADE DA CORRIDA.

Temos ainda o Paul Belmondo, filho do famoso ator francês Jean-Paul Belmondo. Ele correu entre 1992 e 94 e, apesar de ter participado de 27 grandes prêmios, só conseguiu se classificar para a largada em 7 deles. E foi obrigado a se retirar de todos devido a EXAUSTÃO FÍSICA.

Este próximo piloto vem de uma época mais romântica da F1, o fim dos anos 60. O canadense Al Pease pilotava uma Eagle e foi o único piloto da história da categoria a ser desqualificado por estar LENTO DEMAIS. Ao ver Pease quase tirando seu piloto Jackie Stewart da prova, o dono de Tyrrell – Ken Tyrrell – foi reclamar enfurecido com a direção de prova. Resultado: bandeira preta pro lento piloto canadense, tirando-o da corrida e colocando-o na história como o único piloto a ser desqualificado por falta de velocidade.

O japonês Yuji Ide disputou apenas 4 corridas na F1, todas em 1996, e, na mais rápida delas, se classificou a CINCO SEGUNDOS da pole. Além disso, a comunicação com a equipe durante a prova se tornava praticamente impossível, uma vez que o piloto não falava uma palavra de inglês.

Outro piloto verdadeiramente pitoresco foi o israelense Chanoch Nissany, que decidiu se aventurar no automobilismo pela primeira vez aos 38 anos. Em sua primeira (e única) corrida, em 1995, ele foi 13 segundos mais lento que o pole e várias vezes se viu obrigado a levar sua Minardi de volta aos boxes, reclamando que o carro “tinha aderência demais”.

Deixei por último o Taki Inoue, que correu em 1995. Habitualmente lento, ele teve um bizarro acidente nos treinos para o GP de Mônaco, em que ele bateu contra o guard-rail e, ao ser rebocado de volta para os boxes no fim do treino, foi abalroado por um Renault Clio que estava passeando pelo circuito em alta velocidade. O carro do Inoue capotou, mas felizmente ele estava de capacete e sofreu apenas ferimentos leves. Digo felizmente, porque ele pôde ainda nos brindar com o acidente pra lá de surreal do vídeo abaixo, em que ele conseguiu ser ATROPELADO pelo safety car em plena corrida.

Taki Inoue, assim como todos deste post, são PURE MEN OF GENIUS. Curte aê:

Nenhum comentário: