domingo, 24 de outubro de 2010

F1 2010 - GP DA COREIA

O homem da prova: Bernd Maylander. Em condições difíceis, e com um carro
visivelmente inferior ao resto do pelotão, o alemão conseguiu a proeza
de liderar
grande parte da corrida e não foi ultrapassado uma única vez.


O primeiro Grande Prêmio da Coreia do Sul começou conturbado. A chuva obrigou uma largada com safety car. Então lá foi o Bernd Maylander com sua Mercedes SLS AMG F1 levar os F1 para dar algumas voltas no circuito encharcado de Yeongam.

Duas voltas depois, corrida interrompida e nós, que havíamos acordado diligentemente às 4h00 da manhã, ficamos esperando por praticamente uma hora até o reinício da prova.

E a prova reiniciou com o Maylander liderando de novo o pelotão. Volta após volta, a gente via o safety car passar em primeiro e começava-se duvidar que teríamos uma corrida de fato. O Hamilton reclamou pelo rádio que a manutenção do safety car na pista era ridículo, porque já dava pra correr até com pneus intermediários.

Ele exagerou, é claro, mas estava evidente que uma hora os coreanos iriam ter que deixar os pilotos correr e, Após 16 voltas, finalmente a prova começou de fato.

Mas foram apenas algumas voltas.

O líder do campeonato Mark Webber errou uma curva e saiu rodando, pegando ainda o coitado do Nico Rosberg, que fazia uma ótima prova. O australiano, que tinha uma bela vantagem na classificação, via seu campeonato se complicar porque seu companheiro Vettel acelerava com extrema competência em primeiro, seguido pelo Alonso e pelo Hamilton – justamente seus 3 concorrentes diretos ao título.

E, com o acidente, quem voltou à pista foi o Bernd Maylander. Mais 4 voltas de safety car e novamente os pilotos estavam correndo. Ficou claro que ninguém iria conseguir segurar o Vettel em condições normais e o alemão despontava como virtual vencedor do grande prêmio.

Perdendo rendimento e sendo ultrapassado por um combativo Michael Schumacher, Jenson Button decidiu parar para colocar os pneus intermediários, numa de suas interessantes jogadas táticas. Só que esta não deu certo e o inglês caiu lá pra trás, perdendo o que praticamente era sua última chance de tentar uma reação para manter o número 1 no ano que vem.

Logo depois, A Toro Rosso do Buemi se estranhava com a Virgin do Glock e... SAFETY CAR NA PISTA. Os pilotos da frente aproveitaram para fazer suas paradas e trocar os desgastados pneus de chuva por intermediários, uma vez que a chuva havia parado, mas as condições da pista ainda eram bem úmidas.

Numa característica burrada da Ferrari, o Alonso ficou parado durante o que parecia ser uma semana nos boxes, perdendo sua segunda posição para a McLaren do Hamilton. Claro que o afoito inglês escaparia pouco depois da relargada e, apesar de conseguir voltar para a pista, perderia a segunda posição para o espanhol.

Nada mais acontecia lá na frente, então a TV coreana decidiu mostrar a Force India.

Independente do local da pista que estava sendo exibido pela transmissão ou pela disputa em questão, a impressão é que sempre havia uma Force India por lá.

Ajudou o fato do Sutil ter ultrapassado gente adoidado (e rodado idem) provavelmente tendo sido o piloto que mais apareceu na transmissão depois do Maylander.

Além disso, o Petrov ainda chegou a bater forte na barreira de pneus, mas por milagre a direção da prova decidiu não acionar o safety car de novo (talvez porque o Maylander estava EXAUSTO de tanto dirigir?)

Com toda esta confusão, a preocupação generalizada começou a ser se a corrida conseguiria chegar ao fim, primeiro pelo limite das duas horas e, em segundo lugar, porque a luz do dia estava acabando.

O Vettel começou a se queixar pelo rádio que estava escuro demais para correr, mas poucas voltas depois ficava claro o porquê do comentário. Seu motor estava no limite e o Alonso se aproximava perigosamente. Ele ultrapassou e, logo em seguida, o motor da Red Bull explodiu numa grande nuvem branca, assim como as pretensões do Vettel de sair da Coreia líder isolado do mundial.

Com ambas as Red Bull fora, restou ao Alonso levar sua Ferrari até a linha de chegada para assumir a liderança do campeonato, com 11 pontos de vantagem para o Webber.

Com duas corridas pela frente, a classificação ficou assim:

Alonso: 231
Webber: 220
Hamilton: 210
Vettel: 206
Button: 189

Matematicamente, todos ainda têm chances, porque restam 50 pontos em jogo, mas sei lá. Será que vou queimar a língua e ter que ver o insuportável Fernando Alonso levar mais esta?

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