terça-feira, 12 de outubro de 2010

F1 2010 - GP DO JAPÃO

Pensando bem, o momento mais emocionante da prova deve ter sido
quando acordei assustado, pensando que havia perdido a corrida toda.
Mas aí percebi que o a corrida ainda estava pela metade, o que significa que
nem mesmo este "momento emocionante" conseguiu
ser
tão empolgante assim.




Reta final do campeonato, fiquei acordado até as 3h00 da manhã para assistir ao GP do Japão ao vivo. Ê dedicação...

O dia do GP foi curioso porque a classificação para a prova ocorreu horas antes da largada, e não no sábado, em virtude de um dilúvio que castigou Suzuka o dia inteiro. Prevista para ser transmitida às 22h00 de Brasília, a classificação não foi ao ar pela Globo porque ela estava ocupada demais passando a ZORRA TOTAL. Faz sentido.

De qualquer forma, não choveu e as Red Bull se garantiram na frente – com Vettel e Webber – seguidas por um surpreendente Kubica em 3º e o Alonso em 4º.

As McLaren estavam mais para trás, sendo que o Hamilton havia sido penalizado com a perda de 5 posições por causa de uma troca da caixa de câmbio.

Antes mesmo da largada, a prova tinha seu primeiro abandono, com o Luca di Grassi batendo violentamente no warm-up. Pelas poucas imagens do incidente, deu para perceber que alguma coisa quebrou no carro, jogando o brasileiro contra o muro.

Logo na largada, o Petrov apareceu atravessando a pista e tirando o Hulkenberg da corrida e eu já xingava o russo pela perspectiva do safety car, algo que alongaria ainda mais a corrida de madrugada.

Alheios a isso, lá na frente as duas Red Bull tinham um combativo Robert Kubica entre elas, com o Vettel em 1º e o Webber em 3º. Mas nem deu tempo de pensar nisso porque via-se, no canto da tela, uma disputa entre o Massa e o Rosberg, com o Brasileiro subindo na grama logo na primeira curva. A transmissão não mostrou o resultado disso na hora, mas ficou claro que a chance de um acidente era muito grande.

Dito e feito, em poucos instantes víamos a Ferrari do brasileiro parada do lado da pista, acompanhada pela Force India do Liuzzi.

Safety car na pista e, de repente, o Kubica aparecia muito lento na pista, deixando que Webber o ultrapassasse. Aí, quando a TV mostrou o carro da Renault por outro ângulo, deu para entender o motivo: a roda traseira direita simplesmente se soltou do nada, jogando fora o que poderia ter sido a melhor corrida do ano para o competente piloto polonês. Sei lá. Com um investimento na casa dos 200 MILHÕES DE EUROS para este ano, acho que o mínimo que se espera é que um pouquinho desta verba seja alocada à compra de uma PORCA PARA SEGURAR A RODA DO CARA, né não?

A corrida seguia atrás do safety car e, com tanta coisa acontecendo em tão pouco tempo, dava-se a impressão de que a prova conseguiria ser um estimulante natural para impedir o sono que tentava de qualquer jeito dominar minhas pálpebras.

Ainda mais porque o Button tinha feito mais uma de suas apostas estratégicas, largando com pneus duros. Isso significaria que ele pararia depois e, como estava quase tão veloz quanto os líderes (quase), a perspectiva de uma cartada de mestre do Button para a prova era muito grande.

E, durante um tempo, a corrida foi interessante mesmo. Tivemos uma ultrapassagem do Schumacher em cima do Barrichello (deve ter doído na alma do Barrica), e mais uma do sempre interessante Kobayashi para cima do Alguersuari (eu nunca sei se escrevi direito o nome desse cara...) e depois sobre o bom Adrian Sutil. Mais tarde, o japonês ainda viria a ultrapassar seu companheiro de equipe Nick Heidfeld.

Com as paradas nos boxes, o Button assumiu a liderança como esperado. Depois disso, durante um bom tempo, NADA aconteceu na prova. Tanto que cochilei e de repente acordei assustado, pensando ter perdido a prova toda. Depois de conferir no VT da corrida no dia seguinte, percebi que não perdi nada.

O Button se mantinha na frente e finalmente fez sua parada, voltando para a prova em 5º. Só que com pneus macios, em contraste com os 4 que estavam à sua frente. Ou seja, perspectivas de briga!

Ele logo chegou até o Hamilton e passou sem muita cerimônia, uma vez que o campeão de 2008 estava sem a 3ª marcha. Mas foi só. Não conseguiu tirar a diferença pro Alonso, que seguia acompanhando as Red Bull, mas sem perigo.

Schumacher, em 6º, fez uma de suas melhor corridas na temporada e ficou um bom tempo brigando de igual para igual com o companheiro de equipe Rosberg – que viria a abandonar a prova em decorrência de um... PNEU QUE SE SOLTOU. Acho que a fábrica de porcas estava em greve neste fim de semana.

Com a vitória, o Vettel empata com o Alonso na vice-liderança do campeonato, ambos a 14 pontos do Webber (lembrem-se que este ano tem a tal nova pontuação, bla bla bla).

As McLaren ainda podem surpreender, mas acho que teremos um campeão inédito nesta temporada - não acho que o Alonso consiga levar. E confesso que acharia bacana se este campeão fosse o Webber.

Enfim, vamos ver que surpresas o enigmático circuito da Coreia nos proporciona daqui a duas semanas. De repente TUDO MUDA...

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