quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BARRY... JOHN BARRY



Esta semana morreu um dos maiores compositores da história do cinema - John Barry. Se você já assistiu ao vídeo postado aí em cima, sabe que não estou exagerando.

Foi dele a autoria da maioria das trilhas dos filmes de James Bond (apesar do tema original ser de Monty Norman).

O que ele fez foi definir o "James Bond sound", algo que, independente do filme, imediatamente remetesse ao agente inglês.

Com muitos sopros e utilização de deliciosos acordes maiores/menores, o som característico de Barry norteou os filmes 007 durante 25 anos e virou cartilha para os compositores que o sucederam na série.

Barry ganhou 5 Oscars - dois pela trilha de "Born Free" ("A História de Elza"), e os outros para as trilhas de "O Leão No Inverno", "Entre Dois Amores" e "Dança Com Lobos".

Era um gênio musical, foi autor de belíssimos temas, inventou a marca registrada de um dos mais populares personagens da história do cinema e, como se não bastasse tudo isso para justificar este post, foi dele a trilha do primeiro filme a que assisti no cinema - "King Kong" (a versão de 1976).

Marcou minha vida, assim como a de milhões de pessoas que se perderam entre acordes e melodias apaixonantes ao longo destes curtos 51 anos de carreira.

O cinema está de luto.

Nenhum comentário: