quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

THE DARK SIDE OF OZ ou "MR. GILMOUR, I'VE GOT A FEELING WE'RE NOT IN KANSAS ANYMORE..."


Há algum tempo ouço sobre uma suposta lenda que afirma que o álbum “Dark Side Of The Moon” do Pink Floyd serveria como uma espécie de trilha sonora para o filme “O Mágico De Oz” e que a música e partes da letra casariam perfeitamente com as imagens do longa.

Sempre achei curiosa a história, mas nunca tive a oportunidade de conferir a veracidade da lenda.

Até hoje.

Me passaram um link (na verdade 5) em que fizeram esta mixagem do filme com o disco. E por mais que eu tivesse ouvido que a sincronia entre som e imagem era algo impressionante, confesso que nada havia me preparado para o que assisti.

De fato, é uma sucessão quase interminável de coincidências que, pela simples quantidade, anula a hipótese de que seja uma mera obra do acaso.

Logo de cara, a própria emblemática capa do disco, com o prisma refratando todas as cores do arco-íris, já remete ao clássico tema do filme “Somewhere Over The Rainbow” (muito mais do que ao nome do álbum, que fala sobre o lado escuro da lua).

Há uma infinidade de teorias quanto ao porquê da banda ter feito isso – os integrantes negam e afirmam que tudo não passa de coincidência – mas vou deixar que vocês decidam por conta própria se é uma viagem ou se aí tem algo mais “sinistro”.

Infelizmente, não consigo postar o vídeo diretamente aqui, mas, a quem quiser assistir, eis os links (eu sei, eu sei... é uma solução porca, mas foi o jeito que encontrei) com a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta partes do primeiro segmento do filme, com o disco tocado na íntegra (a partir daí, é só tocar o disco do começo de novo e continuar assistindo ao filme para que a trilha sonora continue em sincronia com a segunda parte do filme).

Pensei também em incluir neste post uma lista com todas as coincidências detectadas, mas são mais de SETE PÁGINAS DE TEXTO, então sugiro que quem se interessar em estudar o assunto de forma mais minuciosa consulte o seguinte site.

Independente de acreditar que o Pink Floyd fez isso de propósito ou não, vamos combinar que dá pra perder algumas boas noites de sono pensando no assunto...

Um comentário:

Lp Gatti disse...

Esqueceu de dizer que na capa, antes do prisma tudo é preto e branco, depois fica colorido, assim como no filme. E também que o darkside é um albúm temático e que basicamente os personagens descobrem o darkside no final do filme. Mesmo assim tenho certeza que não foi de propósito.