domingo, 11 de setembro de 2011

METAL GODS



Pela terceira vez (e provavelmente a última), tive a oportunidade de ver o Judas Priest ao vivo aqui no Brasil.

Num “double feature” – o show foi precedido por uma surpreendente apresentação do Whitesnake – o Judas fez o derradeiro show paulistano nesta turnê que marca o fim da sua já quadragenária carreia.

O show foi apoteótico e a banda tocou até uma música do seu primeiro – e obscuro – LP “Rocka Rolla”, um disco que é muito mais conhecido pela sua capa do que suas músicas (abaixo para quem não está ligando o nome à capa).


O show foi fenomenal e, como é o caso de bandas como o Judas Priest, a impressão é sempre que faltou uma ou outra música. Mas não dava para pedir muito mais porque o setlist foi abrangente, mesclou clássicos com lados-b e Mr. Rob Halford e companhia levaram o público ao delírio. Para quem quiser conferir, segue o list:

- Rapid Fire
- Metal Gods
- Heading Out To The Highway
- Judas Rising
- Starbreaker
- Victim Of Changes
- Never Satisfied
- Diamonds & Rust
- Night Crawler
- Turbo Lover
- Beyond The Realms Of Death
- The Sentinel
- Blood Red Skies
- The Green Manalishi (With the Two Pronged Crown)
- Breaking The Law
- Painkiller

Bis:
- The Hellion
- Electric Eye
- Hell Bent For Leather
- You've Got Another Thing Comin'

Bis 2:
- Living After Midnight

Além dos estridentes agudos de Halford, um dos destaques da banda foi o carismático guitarrista Richie Faulkner, que assumiu as cordas do aposentado K. K. Downing, e proporcionou um dos momentos mais pitorescos da noite ao tocar parte do Hino Nacional Brasileiro durante um de seus solos.

Mas claro que, para mim, um dos muitos ápices da apresentação foi a fenomenal “Beyond the Realms of Death”, que foi a primeira música que ouvi da banda quando assisti pela TV no Rock in Rio II, há 20 anos.

Ter tido a chance de presenciar o grande mestre Glenn Tipton palhetando este que é um dos mais emblemáticos e melodiosos solos de guitarra da história é de uma honra incomensurável. Pena que a qualidade do vídeo (como vocês podem conferir acima) ficou bem mais ou menos, mas pelo menos o momento ficou devidamente registrado em algum lugar além de meus tímpanos e retinas.

É uma pena pensar que não haverá mais Judas Priest ao término desta turnê, mas até aí o Ozzy Osbourne já fez mais de 48 turnês de despedida e sempre volta à ativa (estou exagerando, não precisam googlar para ver se é tudo isso mesmo...)

Enfim, vamos torcer que em algum lugar do futuro a gente possa ser brindado com um reencontro destes simpáticos deuses do metal. E vamos torcer MUITO para que isso não seja num daqueles MTV Unplugged. Yuck.

Um comentário:

Mark disse...

HMPF... NEM PARA CONVIDAR, CARAY...
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: backingo