sábado, 27 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA PEDIÁTRICA DO GUITAR HERO


Estava jogando o Guitar Hero no PS2 e me dei conta de como este jogo é importante na formação cultural das crianças.

Num mundo lotado de músicas descartáveis como o axé, sertanejo, funk, emo etc., a ideia de ter uma maneira de ensinar às crianças que existe música de qualidade no mundo e ainda conseguir atrelar a isso um elemento cool que é o fato de ser um JOGO DE VIDEOGAME para mim é um enorme serviço à sociedade.

Enquanto as crianças, em sua inocência, são bombardeadas pelas músicas que as classes menos favorecidas intelectualmente adoram ouvir no Faustão ou coisas como o tal “Rebolation” – que confesso nunca ter ouvido de verdade – o Guitar Hero faz com que elas se divirtam enquanto ouvem os grandes clássicos do rock.

Sem exageros, o que o jogo faz é louvável.

Vira e mexe pego meus filhos cantarolando sozinhos as músicas que tocam nas diversas fases do jogo e isso é algo de um valor cultural que tenho certeza que a maioria das pessoas não se dá conta.

O Guitar Hero é brilhante porque ensina o valor da disciplina musical, por meio da técnica necessária para acertar cada nota, mas ao mesmo tempo traz à criança toda a emoção e magia que a música deve proporcionar, através dos shows, da vibração da plateia e da visível satisfação que fica clara nos olhos de cada um que consegue tocar uma música até o fim.

É muito, mas MUITO mais que um “joguinho de videogame”.

O Guitar Hero é uma forma de ensinar à molecada – mesmo que de forma subliminar – que existem acordes, progressões musicais, escalas, ritmos e uma infinidade de elementos que podem ser utilizados na construção de um tema musical. Tá tudo no jogo, mas ninguém percebe.

Para mim, a maior prova do poder deste jogo foi quando meus filhos, depois de jogar, vieram até mim pedir para brincar com minhas guitarras de verdade.

Tive o orgulho naquele momento de perceber que meus filhos não vão curtir a Lady Gaga porque o Grammy acha que ela é bacana.

Aliás, eles vão estar CAGANDO pro Grammy, porque vão estar ocupados demais ouvindo música DE VERDADE.

Um comentário:

Anônimo disse...

O reboleichon, chon, o reboleichon, chon.