quinta-feira, 7 de outubro de 2010

INCONSCIENTEMENTE CONSCIENTE


Alguns episódios reais que acontecem na nossa vida são de uma inverossimilhança tão grande que até parecem contos de ficção RUINS.

Um exemplo é o caso que vou relatar a seguir.

Certa vez uma amiga minha, que sabia que eu tinha uma queda por acarajé, me recomendou um restaurante africano chamado Gamela, que ficava na Cardeal Arcoverde em Pinheiros.

Naquele fim de semana, tive que resolver algumas coisas logo pela manhã com a Carla e, como estávamos perto do tal restaurante, decidimos arriscar.

Pelos padrões paulistanos, era cedo para o almoço, então o lugar estava completamente vazio e escolhemos a melhor mesa do restaurante, logo de frente para um palco.

Nisso, tocou meu celular e era meu amigo Malcolm, que havia acabado de voltar de uma temporada na Europa e queria saber se tínhamos planos para o almoço. Contei onde estávamos e ele se interessou, dizendo que chegaria em 20 minutos.

Enquanto esperávamos pelo Malcolm, tomamos uma cerveja, experimentávamos o acarajé – de fato bom – e notamos que o restaurante começava a se encher. O fato que nos chamou a atenção foi que TODO MUNDO que entrava no restaurante era negro e a maioria trajava roupas típicas africanas.

Comentei com a Carla, mas achamos relativamente normal pelo fato de se tratar de um restaurante africano. Aí, com a casa CHEIA, chegou o Malcolm, com seu 1,90 de altura e complexão característica de quem acabara de voltar de um inverno na Suíça.

De cara, nossa mesa destoava violentamente do resto do restaurante, primeiro pela localização privilegiada e depois pela, digamos, palidez de seus integrantes.

Íamos começar uma conversa quando alguém subiu no palco e falou ao microfone:

“Senhores e senhoras, gostaria de dar as boas vindas a todos para esta comemoração pelo Dia Nacional da Consciência Negra.”

A Carla e o Malcolm olharam para mim com ar de incrédulos e o Malcolm sussurrou um: “Parabéns, Charles... muito bem... “

O apresentador então começou a contar sobre as muitas dificuldades que os negros ainda tinham na sociedade, mesmo após terem se libertado depois dos séculos de submissão e humilhação a que foram sujeitos pelos BRANCOS.

O clima ia se tornando cada vez mais desconfortável para nós, que além de fazer parte de uma CORJA BRANCA E OPRESSORA ainda tínhamos tido a petulância de pegar a MELHOR MESA DA CASA.

Após uns 15 minutos de sopapos, o apresentador chamou ao palco o próximo palestrante, que informou que infelizmente a personalidade negra do ano não pôde estar presente para receber seu troféu. A personalidade em questão era o Celso Pitta, que de acordo com o apresentador estava sofrendo uma caçada política de uma elite dominante e – como ele fez questão de frisar – BRANCA. Tipo nós, assim.

Aí subiu uma mulher no palco e ela abriu o discurso com a frase: “Agora quero que todo mundo aqui me dê o nome de uma personalidade negra!” e começou a apontar para as pessoas aleatoriamente para que elas se manifestassem.

Na hora, num surto de pânico, só me veio o Pelé na cabeça, junto com uma incômoda dúvida quanto à adequação ou não de usá-lo como exemplo.

E também fiquei com uma sensação de pânico para o caso da pessoa logo antes de mim mencionar o nome do jogador e me deixar sem resposta bem na hora em que ela apontasse o dedo para mim, ocasionando uma resposta do tipo:

“Ehm... putz... tem o... espera um pouco... já tô lembrando... Ih! Deu branco!“

Felizmente, alguém gritou Zezé Motta e a mulher usou isso como gancho para frisar a importância da MULHER negra na sociedade. Respiramos aliviados.

A mulher saiu e subiu um cara que começou a falar sobre as religiões africanas e sua inegável influência nas brasileiras. Foi relativamente interessante, mas ao fim ele nos brindou com a seguinte solicitação:

"Agora vamos todos bater palmas para Exu, do jeito que Exu gosta."

As pessoas começaram a bater palmas de maneira incrivelmente ordenada e uniforme, só que com um ritmo sincopado e imprevisível, tipo: "PÁ... PÁ PÁ PÁ... PÁPÁPÁPÁ... PÁ... .... PÁ PÁ...", e isso TODO MUNDO JUNTO.

Nós, que estávamos sentados justamente na primeira mesa, não só estávamos à vista de TODOS no restaurante, como também não tínhamos de quem "colar" as batidas de palma, porque ia ser incrivelmente feio ficar olhando para trás tentando pescar alguma sequência lógica no que parecia um emaranhado de ritmos diferentes. Então fomos tentando bater mais ou menos no ritmo.

Após estes momentos de incrível "vergonha alheia de nós mesmos", as palmas terminaram e o primeiro apresentador voltou ao palco para informar que isso encerrava as comemorações do evento, recebendo aplausos da plateia.

Aí houve um breve momento em que tive a sensação de que tudo havia terminado.

E o Malcolm pegou seu copo de cerveja, ficou de pé e urrou um inesperado e sem sentido "AXÉÉÉÉ!!!" para a surpresa de todos que estavam no restaurante.

Fora alguns olhares mais penetrantes que recebemos de alguns, nada derivou do ato. Mas fica até hoje a pergunta que não quer calar:

"WHY, MALCOLM? WHY?!"

3 comentários:

Anônimo disse...

Axé, Brou.
E bon chi bom chi bom bom bom.

Vladimir "Charles" Brown disse...

Ou, no caso:
Brown, chi brown chi brown brown brown

Nathalie Gil disse...

Classica!