domingo, 17 de abril de 2011

F1 2011 - GP DA CHINA

Logo no primeiro pit-stop da prova o pneu de Jaime Alguersuari
se soltou e saiu pulando descontroladamente pela pista,
por pouco
não matando alguém. Apesar das acusações de
Bernie Ecclestone, a equipe Toro Rosso nega que isso tenha sido

uma jogada de marketing para o novo thriller de cinema "Rubber",
em que um pneu assassino aterroriza uma comunidade local.
(O pior é que o filme existe mesmo... google it)



Para não correr o risco de perder a prova devido ao ingrato horário - 4 horas da matina - fiquei acordado, rezando para não adormecer logo após a largada.

Felizmente, o GP da China foi uma corridaça e o sono não veio.

Indícios de que a corrida poderia ser interessante já apareciam na classificação no grid, com o Vettel na sua habitual pole e o seu companheiro Webber amargurando uma bizarra 18a posição.

Na largada, o KERS de Vettel pareceu não funcionar e Button e Hamilton passaram pela Red Bull como se ela estivesse parada. O alemão quase perdeu a terceira posição também para um combativo Nico Rosberg, mas conseguiu se manter.

Atrás dos líderes, as Ferrari, com Massa pulando à frente de Alonso.

Aí, como tem ocorrido em todas as corridas desta temporada, mal começou a corrida e já se iniciaram as paradas nos boxes.

O primeiro a entrar foi o Alguersuari, na volta 11, mas o primeiro dos líderes foi o Rosberg, que àquela altura já sofria uma boa pressão de Massa.

A parada do alemão foi uma boa jogada da Mercedes, porque ele voltou com pista livre e pôde tirar o máximo proveito dos pneus novos enquanto o resto dos líderes já perdiam desempenho.

Lá na frente, Hamilton e Button protagonizavam um bom duelo caseiro, tocando rodas e lembrando (um pouco) os pegas de Pironi e Villeneuve (pai) quando ambos eram companheiros na Ferrari.

Na cola dos dois, o Vettel, que eventualmente conseguiu pegar o Hamilton e, logo na sequência, entrou nos boxes para fazer sua troca. Naquele momento, o líder Button também parava, e parava errado. O inglês entrou nos boxes da Red Bull e por pouco não causou uma confusão no pitlane. Sorte que o box da McLaren era o próximo e o Button só precisou acelerar um pouco para fazer sua parada.

O problema foi que, com isso, o Vettel conseguiu efetuar sua troca mais rápido que o piloto da McLaren, e voltou na frente.

Na pista, o Massa seguia rápido, aproveitou os pneus desgastados do Hamilton para passar o inglês e, como Vettel, parou imediatamente nos boxes. O Hamilton fez o mesmo, entrando na cola do brasileiro, mas a vantagem foi de Massa, que saiu na frente.

Estabelecidas as trocas, quem liderava era o Rosberg, se beneficiando de uma parada na hora certa e conseguindo abrir uma boa vantagem para o segundo colocado Vettel.

Enquanto isso, o companheiro de Rosberg - Schumacher - brigava com Alonso pela sexta posição. O espanhol tentou de tudo, mas só conseguiu passar o heptacampeão na 25a volta, quando já havia começado a segunda rodada de pit-stops.

O ponto-chave da corrida foi a estratégia. A dupla da McLaren e a Mercedes apostaram numa estratégia de 3 paradas enquanto a Red Bull e a Ferrari optaram por apenas duas.

O resultado foi que, depois de todas as paradas, a ordem era: Vettel, Massa, Rosberg, Hamilton e Button, com apenas 8 segundos separando o primeiro do quinto.

As últimas voltas da prova foram muito interessantes, com Vettel e Massa perdendo terreno para um veloz Hamilton de pneus novos.

Mas o mais interessante mesmo estava lá para trás, com o Webber se beneficiando da sua péssima classificação (que frase estranha) porque, como ele não havia participado da Q2 e Q3 no sábado - tinha pneus macios novinhos em folha, o que proporcionou ao australiano ser muito veloz na etapa final da corrida.

Com isso, Webber foi passando todo mundo como se estivesse correndo em outra categoria.

Foi divertido. Hamilton ia passando os líderes e Webber ia abrindo terreno lá atrás, se aproximando dele. A corrida terminou com Hamilton em primeiro, Vettel em segundo e o surpreendente australiano em terceiro, a menos de 8 segundos do líder.

A impressão foi que, tivesse mais algumas voltas, Webber teria papado todo mundo e levado essa, mas não foi isso que aconteceu, e o australiano teve que se contentar com a terceira posição.

Foi bom para o campeonato termos uma vitória de alguém que não seja o Sebastian Vettel, e melhor ainda que o Webber tenha conseguido anular a péssima posição de largada para ganhar pontos e não permitir uma escapada muito grande do alemão. Seria terrível se chegássemos à metade da temporada com o Webber tendo que se contentar em ser segundo piloto do Vettel.

A corrida foi espetacular e a vitória do Hamilton merecida. A festa toda só foi maculada pela ASSOMBROSA "BARBA" que o inglês decidiu cultivar. Ô coisa feia...

Enfim, acabaram as corridas noturnas e agora vamos para a Europa daqui a 3 semanas, quando poderemos assistir às corridas num horário DE GENTE.

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