segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O DIA EM QUE SLASH, STEVE LUKATHER, JOE SATRIANI E JEFF BECK TOCARAM NO SPINAL TAP


Mais um som bem interessante para vocês que curtem os grandes deuses das 6 cordas. E mais um que provavelmente vocês não sabiam que existia.

Este aqui é uma música de uma banda inglesa mais ou menos fictícia (se é que é possível isso) chamada Spinal Tap. É uma banda pouco conhecida por aqui, mas faz sucesso em solo britânico pelo seu estilo debochado, parodiando as bandas do chamado New Wave Of British Metal dos anos 80, com letras que eram engraçadas, som bacana e o pessoal da banda transmitia uma imagem de que realmente não estava nem aí pro que alguém pensasse sobre os discos que lançavam.

A história da banda, que chegou a participar de um episódio dos Simpsons, na verdade é uma confusão só, porque muito do que eles divulgam sobre si mesmos é fictício. A discografia é repleta de LPs que nunca foram lançados e, por algum motivo, os bateristas que passam pela banda sempre acabam morrendo em situações, ehm, pouco comuns, como “um bizarro acidente de jardinagem” ou “engasgando no vômito de outra pessoa”. Yuck.

O fato é que eu tenho um dos poucos discos DE VERDADE da banda – o “Break Like The Wind” – e, quando ouvi uma das músicas, fiquei impressionado com os solos de guitarra nela. O guitarrista “oficial” da banda, Nigel Tufnel (na verdade Christopher Guest), é um guitarrista um tanto meia-boca, então na hora deu pra sacar que não era ele tocando aquela avalanche de notas no final da música.

Aliás, ficou claro que não era um só guitarrista, porque os estilos se diferenciavam enormemente entre um solo e outro (são 4 ao total) e eu na hora fui ler o encarte do CD (sim, tenho o CD de verdade!) e entendi porque achei tão absurdamente bom aquilo.

Sei lá como os caras fizeram isso, mas são solos do Slash (sim, aquele mesmo, do Guns ‘n’ Roses), do Steve Lukather (algum dia faço um post sobre este incrivelmente subvalorizado guitarrista), do Satriani e, pra finalizar, uma espetacular demonstração de classe e técnica do meu bom e velho e idolatrado Jeff Beck.

Não sei como eles juntaram os 4 pra tocar solinhos na música deles, mas conseguiram, e o resultado é fenomenal. E pouquíssima gente conhece.

Você claramente percebe o estilo de cara um e, como sempre, fica aquela pergunta que nunca se cala: COMO É QUE O JEFF BECK TIRA ESSE SOM?

Pros AMARGOS OCUPADINHOS que não querem ouvir toda a primeira parte da música e querem apenas os solos, é só irem direto aos 3’13” da música que vocês já dão de cara com o Slash e sua Les Paul.

Diversão pura. Ouve aê:

Nenhum comentário: