segunda-feira, 5 de outubro de 2009

F1 2009 - GP DO JAPÃO

Jenson Button mostra a Rubens Barrichello quantos pontos
o brasileiro conseguiu descontar na corrida de Suzuka, causando
um "IHHH! EU NÃO DEIXAVA!" geral no pitlane. Felizmente,
em vez de partir para a briga, Barrichello preferiu responder
com seu habitual chororô feio bagaray.


E a Fórmula 1 volta a Suzuka para o prazer dos saudosistas como eu, que vibraram muito com as sempre interessantes corridas que aconteciam por lá.

2h00 da manhã é cruel, mas lá estava eu, sentado à frente da televisão enquanto aguardava o começo da transmissão e, por mais bizarro que pudesse parecer, a definição do grid de largada. Como haviam ocorrido inúmeras punições na tomada de tempo, a FIA distribuiu punições a rodo aos pilotos e nem eles mesmos sabiam em que posição iriam largar.

De qualquer forma, a corrida mostrou novo domínio do Sebastian Vettel, que liderou tranquilamente a prova toda e chegou a sua 4a vitória na carreira, 3a vitória na temporada. Foi o piloto que mais venceu depois do Jenson Button. Corrida à la Schumacher.

As Brawn ficaram lá pra trás e o Button deu mais uma demonstração de frieza e inteligência e chegou colado no Barrichello, impedindo o piloto brasileiro de tirar a vantagem nos pontos, que agora está em 14 pontos com 20 em jogo.

Praticamente impossível o Button não levar este título, mas periga o Barrica perder o vice. A Red Bull está muito melhor que a Brawn e não fosse a enorme vantagem que o inglês conseguiu construir no começo da temporada, agora a situação estaria preta.

Por falar em Button, fiquei feliz quando a transmissão passou ele ultrapassando o bom Robert Kubica porque finalmente VIMOS o Kubica na temporada! Iuhu! A BMW está tão sofrível esta temporada que o simples fato de vermos os pilotos já devia valer pontos pra eles.

Se bem que o Nick Heidfeld, companheiro do Kubica, fez uma corrida atípica para a equipe e se classificou bem, manteve o ritmo de prova e terminou num ótimo 6o lugar. Boa. Gosto desse cara.

O Raikkonen, já em clima de despedida da Ferrari, fez outra prova boa e se classificou em 4o. Apesar de não ser oficial, acho que tá na cara que o Kimi volta pra McLaren ano que vem. Isso significa que, pela primeira vez desde 1988, teremos dois campeões mundiais correndo pela mesma equipe. A última vez que isso aconteceu foi com Senna e Prost, na mesma McLaren.

Tenho que (infelizmente, porque não gosto da Toyota) destacar uma boa prova do Trulli, que fez tudo certo, superou o Hamilton nos boxes e terminou numa ótima segunda colocação, repetindo o feito do Glock na última corrida.

Agora é esperar pelo GP do Brasil. Não quero ser o arauto da apocalipse, mas acho que o circuito brasileiro vai ser palco, pela segunda vez consecutiva, do título de um piloto inglês em cima do piloto da casa (aliás, por que o Button corre com capacete verde e amarelo e o Barrichello com vermelho e branco? Não faria mais sentido ser o contrário?)

Mas, enfim, esperemos Interlagos!

Nenhum comentário: