segunda-feira, 5 de abril de 2010

F1 2010 - GP DA MALÁSIA

Nico Rosberg, aqui entrando pela curva em sua reluzente Mercedes
cor-de-asfalto, fez uma bela corrida.
Pena que, pra variar, ninguém viu.


Pela primeira vez em 22 anos, perdi uma corrida de Fórmula-1. Deixei o alarme programado, mas por algum motivo não acordei. Quando me dei conta, já eram 7h30 e eu havia perdido a corrida toda.

Aí não tive alternativa a não ser procurar num torrent e baixar a transmissão da BBC pra assistir mais tarde. E foi o que fiz.

Me mantive estrategicamente longe de qualquer coisa que pudesse revelar detalhes da prova e, de noite, sentei pra assistir à prova como se fosse ao vivo.

De cara, é maluco ver uma transmissão que não seja da Rede Globo e ficou muito claro o quanto a gente perde aqui. A transmissão inglesa conta com comentários dos ex-pilotos Martin Brundle e David Coulthard, além do ex-chefe de equipe Eddie Jordan. Além disso, rolam as entrevistas no final da prova e explicações sobre episódios que aconteceram durante a corrida, tudo coisas que a Globo suprime. Foi divertido.

Mas quanto à corrida, apesar de não ter chovido e da prova não ter sido tão interessante quanto à da Austrália, ela teve lá seus momentos interessantes.

A primeira é que o Sebastian Vettel venceu a corrida na primeira curva, ao ultrapassar o pole Mark Webber. Depois, foi só administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro.

A Red Bull não teve concorrentes à altura nesta prova e, se pensarmos bem, não os teve também nas outras duas provas da temporada. O Vettel só não levou os outros dois GPs disputados até agora por problemas mecânicos, mas sempre se mostrou um degrau acima do resto. Se ninguém reagir rápido, teremos mais um campeão alemão pra fazer companhia ao ainda “em readaptação” heptacampeão Michael Schumacher.

Quem largou muito bem também foi o Lewis Hamilton, que estava lá pro fim do grid junto com o Button e as Ferrari, graças à confusão que foi a qualificação com todo aquele chove e para. A boa largada foi fundamental para que o inglês conseguisse mais alguns pontos.

Foi interessante o duelo entre Hamilton e o novato russo Petrov. O russo da Renault colou no inglês na reta e veio com ação para ultrapassar, mas o Hamilton começou a zigue-zaguear na pista, “rebocando” o Petrov junto com ele, numa espécie de balé bizarro e caricato. O russo não conseguiu ultrapassar, mas a manobra quase custou um stop-and-go pro inglês (na verdade, eu achava que merecia), mas ele só levou uma advertência.

O nosso grande amigo Barrichello jogou fora um bom 7º lugar conquistado na qualificação por ter demorado para largar. Como resultado, todo mundo ultrapassou o brasileiro e ele se viu lá em último lugar já na primeira volta.

Felizmente pra ele, estar em último neste ano não é de todo ruim, porque pelo menos você sabe que dentro de algumas voltas já terá ultrapassado os lastimáveis carros que sempre figuram na parte de baixo do grid – Hispania, Lotus e Virgin.

Os carros são realmente muito lentos e a impressão é que, a cada volta, alguém está ultrapassando um dos pilotos destas equipes.

A prova teve ainda boas disputas, como a entre o Massa, Button e Alonso, e mais uma tentativa de dar o pulo do gato do Button, que antecipou seu pit-stop. Poderia ter dado certo, porque o inglês era muito rápido ao voltar, mas, mais pro final da corrida, ele começou a perder rendimento, sendo ultrapassado pelo Massa e quase perdendo a posição pra um Alonso com problemas de câmbio, até que o espanhol finalmente abandonasse no final da prova.

Outra cena rara no grande prêmio foi ver o Schumacher abandonando uma prova, coisa que dificilmente acontecia nos seus tempos de Ferrari. Enquanto isso, seu companheiro Rosberg levou a Mercedes ao seu primeiro pódio, bem ao seu estilo: discretamente. Quase não se viu o Rosberg durante a transmissão, como nunca se vê e eu sinceramente não consigo entender o porquê. Ajuda, é claro, o fato da Mercedes ser um prata acinzentado meio "invisível" na pista, mas, apesar de quase não termos visto o cara, o resultado indica que ele fez uma corridaça.

Belas corridas também fizeram o Hulkenberg e o Alguersuari, que conquistaram seus primeiros pontos na carreira, e o Kubica e Sutil, que terminaram respectivamente em 4º e 5º.

Resumo da ópera, 3 provas com 3 ganhadores de 3 equipes diferentes e, o que é mais interessante, com a liderança do campeonato nas mãos de um piloto que ainda não ganhou na temporada – Felipe Massa.

Ou seja, tá tudo embolado, com 4 pontos separando os primeiros 5 na classificação. Se a Red Bull voltar à instabilidade das primeiras duas provas e quebrar de vez em quando, a temporada pode ser muito interessante. Caso contrário, boto minhas fichas no Vettel.

Enfim, esperemos pela China.

23 comentários:

Mark disse...

SEU VELHO.
VEEEEEEEEEEEEEELHOOOOOOOOOOOO...

Anônimo disse...

Nopha!
Pior do que assistir a uma corrida de F1 às 5h da Manhã, é perder e depois baixar para VER A REPRISE.
Sono.

Mark disse...

Erm... Eu assisti às 5:00...
Sono.

Anônimo disse...

Bom, como disse, poderia ter sido pior. Você poderia ter acordado às 7h30 e ter baixado essa....Corrida para ver a reprise.

Mark disse...

O trágico é que eu já fiz isso. Mas foi na época do videocassete. Eu gravava as corridas que não poderia ver para assistir mais tarde...

VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: cuoystoc

Essa não teve como não postar.

Mark disse...

E aí? Como é que foi a páscoa? Rasgou a... a... aquela parada que cobre o ovo?

Anônimo disse...

Foi tranquila.
Não rasguei nada, não. Trouxe tudo pra comer em casa.
E a sua? Coelhinho foi lá?

Mark disse...

Por sorte só um ovo... Mas tb rolou uma daquelas sobremesas Miss Daisy, sabe? De maracujá. Bem legal. Já provou?

Anônimo disse...

Miss Daisy é legal, mas não gosto de maracujá. ODEIO maracujá.
Você acha falta de educação usar o blog dos outros pra bater papo?
Ou nem?

Vladimir "Charles" Brown disse...

EU ACHO! GET A ROOM!

Mark disse...

Também não sou dos maiores fãs de Maracuja. Mas essa torta ficou bem legal... Fiquei surpreso.
Com relação a bater papo no blog alheio, acho que isso não é falta de educação. Acho que o blog é um meio de comunicação, então estamos apenas usando-o para isso. Além do mais, se o post não é digno de comentários pertinentes, que sejam feitos outros.
Ou tô errado?

Anônimo disse...

Concordo.
Falta de educação mesmo é ficar gritando com as pessoas no meio da conversa.
Se quer atenção, ESCREVE UM BLOG!!!!

Anônimo disse...

Concordo.
Falta de educação mesmo é ficar gritando com as pessoas no meio da conversa.
Se quer atenção, ESCREVE UM BLOG!!!!

Mark disse...

É, né? Além do mais partir para cima com grosseria...
Onde já se viu...
Mas esse papo de escrever blog não tá com nada... Imagina ter um blog que fez um ano e que tem só uns três leitores esporádicos... sei lá... Pelo menos o meu não tem leitores nem textos...

Mark disse...

Mas achei legal essa idéia de postar duas vezes. Valoriza o comentário.

Anônimo disse...

ow, esse papo de grosseria me lembrou uma piada.
Sabe por que o lápis de não gosta de gente grossa e agressiva?

Porque gente assim o deixa desapontado. Hein? Hein?

Mark disse...

HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Muito boa...
O japa-polaco conta uma boa tb...
Sabe o que o abacaxi disse para a maçã?
- Cuidado que eu sou casca-grossa.

Anônimo disse...

Boa!
E a maçã fica vermelha de raiva!!!

Mark disse...

Vou passar falar pro JP agregar isso à piada. Muito bom. Foi um amigo dele que inventou a piada (supostamente) para entreter a JP-daughter.

Anônimo disse...

Acho que vamos acabar sendo bloqueados. Acho.
Assim que ele descobrir como.

Mark disse...

Será que ele consegue descobrir?

Anônimo disse...

Pelo jeito não!!!!

Mark disse...

Gringo-calhorda-lerdo.