sábado, 18 de abril de 2009

AN INFINITE NUMBER OF LAUGHS


Estava eu aqui dando uma limpa no meu computador de casa enquanto esperava pela corrida da China e de repente me deparei com algumas gravações antigas de um comediante americando chamado Bob Newhart. Tinha até esquecido que elas existiam.

A primeira vez que ouvi esse cara foi numa fita K7 que meu pai havia trazido dos EUA (sim, fita K7, aquela mesma que acabou sendo substituida pelo CD, que acabou sendo substituido pelo mp3, que... deixa pra lá).

Lembro do impacto que esse cara fez em mim na época e foi delicioso descobrir que o impacto continua o mesmo até hoje. Ele é genial.

Pra quem não conhece, o Bob Newhart é um comediante americano que chegou a ter um show de tv nos anos 70 (que eu confesso não curti muito, apesar de ter visto pouca coisa), mas ficou famoso pelas apresentações de stand-up comedy e discos de humor que ele gravava nos anos 60.

O que tornava ele particularmente especial era a forma como ele desenvolvia cada número, sempre interpretando apenas uma das partes envolvidas em algum tipo de conversa ou situação, deixando que o ouvinte imaginasse os outros participantes da história.

As circunstâncias de cada sketch eram um show à parte.

Como seria um telefonema do Sir Walter Raleigh (responsável pela popularização do tabaco na Europa na segunda metade do século 16) para tentar vender essa novidade para um povo que nunca havia fumado um cigarro na vida? O que o zelador do Empire State Building falaria pro seu patrão ao perceber que o King Kong estava escalando o edifício? Como seria o primeiro dia de um instrutor de auto-escola com uma aluna completamente despreparada?

Quem já ouviu o Bob Newhart sabe.

Se você nunca ouviu, vá atrás que vale a pena.

Em todo caso, só como incentivo para vocês sairem por aí procurando mais coisa deste gênio contemporâneo (ele continua firme e forte, morando na Califórnia), aqui tem um soundclip que, apesar de curtinho, é espetacular.


Ouve aê:

Um comentário:

Mark disse...

MEU DEUS, QUE TRÁGICO. NÃO APARECE O LINK PARA EU ESCUTAR... :(
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: realg