domingo, 27 de setembro de 2009

AS MUITAS CORES DA CIDADE CINZA


Sempre considerei São Paulo uma cidade “cinza”. Faltam áreas verdes, cores nas casas e todo gringo que chega aqui se surpreende com a quantidade de carros pretos e prata que circulam pelas ruas.

Esta semana fui obrigado a ir a locais que geralmente não vou – tive que ir na Vila Alpina na segunda e fomos almoçar em Moema no sábado. Como sempre circulo só pelo chamado Centro Expandido, não reparo muito nas placas de rua e sua “nova” programação visual, com tarjas coloridas indicativas da região.

Até porque, no Centro Expandido, a tarja é um cinza-claro, quase branco. Mas, uma vez fora desta região central, as cores saltam aos olhos.

Achei a ideia de “legendar” as várias regiões de São Paulo muito interessante e ajuda a gente a ter uma ideia um pouco menos “vaga” de onde estamos na cidade.

Como vi várias cores distintas no caminho para a Vila Alpina, decidi pesquisar para saber quantas variações tinham ao todo. Descobri que são 10 as zonas, cada uma com sua cor, e achei um mapa com todas elas devidamente demarcadas.

Imagino que muita gente deve estar se perguntando o que isso tem de interessante a ponto de merecer um post, mas achei bacana entender um pouco melhor as cores que formam esta cidade tão "sem cor".

2 comentários:

Mark disse...

Hmmmmm. Interessante. E para fazer aquele seu caminho tradicionial da Faria Lima até a Pompéia, com um atalho pela Móoca. Quantas cores vc cruzaria?
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS:knoso

Mark disse...

Para não falar do seu caminho de Perdizes para o Itaim cruzando a Av. Europa TRÊS VEZES.
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: tedrapha