terça-feira, 31 de maio de 2011

F1 2011 - GP DE MÔNACO

O inglês Jenson Button correu com um capacete comemorativo em
Mônaco - em homenagem ao JAPÃO. A explicação do piloto britânico
foi que a pintura foi uma homenagem ao país depois do tsunami e
terremoto que devastaram a ilha. E, claro, o fato da namorada dele
ser uma modelo japonesa também deve ter influenciado
um pouco na iniciativa.


Divertido o GP de Mônaco deste ano, principalmente pelo fato de que não tivemos que arcar com as já habituais 250 paradas para trocas de pneus, cortesia do circuito menos abrasivo.

Se olhássemos puramente o resultado, poderíamos ficar com a ideia de que foi mais um passeio do Vettel, mas não foi bem assim. O alemão teve que suar para vencer a sua quinta corrida no ano e, o que é melhor, teve pressão de duas equipes diferentes: a Ferrari e a McLaren.

Apesar de abrir quase 4 segundos do segundo (segundos do segundo?) colocado Button em apenas 3 voltas, Vettel não conseguiu se distanciar muito e, quando fez sua parada, perdeu a liderança para o inglês.

O companheiro de Button – Hamilton – estava lá para trás, e protagonizou uma prova verdadeiramente divertida ao insistir em fazer algo praticamente impossível em Mônaco: manobras de ultrapassagem.

O estilo ultra-agressivo do inglês por vezes lembrava Nigel Mansell e o Hamilton foi o piloto mais combativo da prova. Quem acabou conferindo isso muito de perto foi o brasileiro Felipe Massa, que travou uma disputa com o inglês na Loews que acabou resultando no abandono do piloto da Ferrari no túnel.

Hamilton acabou sendo punido pela direção da prova e reclamou muito disso depois da corrida, alegando que isso só aconteceu porque ele era negro e porque Massa e Maldonado (com quem teve um incidente nas voltas finais) eram pilotos “ridículos”. Acho muito divertido piloto chiliquento que sai detonando todo mundo sem pensar no que está falando. Estava fazendo falta na atual temporada.

De qualquer forma, lá na frente o Button parava de novo enquanto ficava claro que Vettel e Alonso não parariam mais.

Com isso o inglês, que havia voltado 16 segundos atrás de Vettel e Alonso, logo encostou nos dois, e a briga prometia ser boa. O alemão e o espanhol estavam praticamente sem pneus e o Button era 2 segundos mais veloz por volta.

Parecia que seria impossível segurar o inglês da McLaren, mas aí...

Um acidente entre Petrov e Alguersuari causou a primeira bandeira vermelha da temporada, e todos os carros pararam na reta. O que se sucedeu foi bizarro e nem os comentaristas tinham uma explicação: as equipes tranquilamente trocaram os pneus dos seus carros, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

Ninguém reclamou, ninguém foi punido e ninguém se deu pior nessa história toda do que o Jenson Button, que com isso teve completamente anulada a sua vantagem de ter pneus mais novos que os dois que estavam à sua frente.

Ou seja, quando a corrida foi recomeçada, o Vettel abriu do Alonso, que manteve o Button sobre controle, e o divertido GP de Mônaco teve um final inexpressivo e sonolento.

Que pena.

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