sexta-feira, 22 de julho de 2011

A FÓRMULA-1 PERDE A COR

Lamentavelmente, morreu na quarta-feira um senhor chamado Cloacyr Sid Mosca.

Era um artista e referência no mundo do automobilismo, responsável por um dos mais emblemáticos capacetes de toda a história – o que aparece na foto acima e que dispensa legendas.

Além de ter pintado os capacetes de gigantes como Emerson, Piquet, Senna, Barrichello, Keke Rosberg e Hakkinen, entre outros, Sid Mosca também foi responsável pela arte de equipes como a Coopersucar, Brabham, Lotus, e Jordan.

Não à toa, foi o artista escolhido pela FIA para desenvolver 50 capacetes comemorativos para os 50 anos da Fórmula-1.

Os 50 cascos continham o nome e as bandeiras do país de cada campeão e de sua respectiva equipe. Abaixo, o que celebra o tricampeonato de Niki Lauda, em 1984.


Nas palavras do próprio Mosca:

"A pintura do capacete é a outra face do piloto, que lhe dá uma identificação quando está em ação nas pistas, e me sinto feliz por poder participar da criação da sua imagem, peça valiosa e importante no decorrer da sua carreira. Sinto-me gratificado pelo reconhecimento pleno que tenho tido na minha profissão".

So true...

E eu, na humilde posição de grande fã de pinturas de capacete que sou, sinto-me gratificado por ter tido meus domingos de corrida mais vibrantes e cheios de cor, graças ao talentoso aerógrafo deste grande mestre que nos deixa.

Nenhum comentário: