segunda-feira, 13 de abril de 2009

"BERLUSCONISMOS" ou: OBRIGADO, PAPAI DO CÉU, POR TER DADO CORDAS VOCAIS AO SILVIO BERLUSCONI

Momentos antes de inaugurar o novo camping de férias
em L’Aquila, Silvio Berlusconi se irrita com a aparente
falta de vontade do público (ê povinho mal-agradecido)
em usufruir da estrutura de entretenimento do complexo.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse uma vez que não existia ninguém no cenário mundial capaz de competir com ele. Acho que ele tem razão, mas não pelos motivos que gostaria.

Ao comparar a situação dos desabrigados do terremoto que devastou a região central da Itália a um “fim de semana de camping”, ele acrescentou mais uma gafe a sua sempre crescente coleção de “berlusconismos”.

Agora que o Bush filho está fora de cena, ele tem tudo para se tornar o líder-supremo dos comentários pitorescos e fora-de-hora (tem o Chávez, claro... mas eu não vejo muita graça no que o Chávez fala.)

Enfim, no site da BBC Brasil, encontrei uma lista com algumas gafes do Berlusconi pra quem quiser saber como é a sensação de ser comandado por um chefe de estado que não pensa antes de sair por aí falando os maiores absurdos. Que sorte que a gente vive no Brasil, né não?

Sobre os ataque de 11 de setembro
• "Devemos estar conscientes da superioridade da nossa civilização, um sistema que vem garantindo o bem-estar, o respeito pelos direitos humanos e - em contraste com os países islâmicos - o respeito por direitos políticos e religiosos, um sistema que tem como valor o entendimento da diversidade e da tolerância..."
• "O ocidente continuará a conquistar povos, mesmo que isto implique em um confronto com outra civilização, a islâmica, empacada onde esteve há 1.400 anos."

Rebatendo críticas ao comentário acima
• "Eles tentaram me condenar por uma palavra isolada, citada fora do contexto do discurso."
• "Eu não disse nada contra a civilização islâmica... isto é obra da imprensa de esquerda da Itália, que queria manchar minha imagem e destruir minhas relações de longa data com árabes e muçulmanos."

Sobre o primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh-Rasmussen
• "Acho que deveria apresentá-lo à minha esposa, porque ele é mais bonito do que (Massimo) Cacciari. (Cacciari é um ex-prefeito de Veneza que, segundo rumores, estaria envolvido com a mulher do primeiro-ministro italiano).

Sobre si mesmo
• "O melhor líder político da Europa e do mundo."
• "Por amor à Itália, achei que deveria salvá-la da esquerda."
• "O homem certo para o cargo certo."
• "Eu não preciso assumir um cargo político por causa de poder. Tenho casas no mundo inteiro, barcos fantásticos... belos aviões, uma esposa bonita, uma família bonita... estou fazendo um sacrifício."

Sobre seu julgamento, agora suspenso, no qual ele nega acusações de ter subornado juízes para impedir a compra de uma empresa do governo italiano pela empresa de seu rival, Carlo de Benedetti
• "Eu acreditava, e ainda acredito, que o cidadão Berlusconi deveria ser elogiado por ter evitado que a riqueza do Estado fosse saqueada."

Sobre o conflito de interesses de um primeiro-ministro que é um dos maiores empresários da Itália, proprietário de empresas de mídia
• "Se eu, defendendo os interesses de todos, também defendo os meus próprios, você não pode falar em conflito de interesses."

Sobre uma proposta para instalar uma agência de controle de qualidade alimentar da União Européia na Finlândia, e não na cidade de Parma
• "Parma é sinônimo de boa cozinha. Os finlandeses não sabem nem o que prosciutto é (Berlusconi estava se referindo ao presunto de Parma, tradicional da região).
• "Os fundadores de Roma foram Rômulo e Rêmulo (sic)."

Sobre a Justiça italiana
• "Oitenta e cinco por cento da imprensa italiana são de esquerda e entre os juízes é pior ainda... existe um câncer na Itália que temos de tratar a politização da magistratura."

2 comentários:

Mark disse...

heheheheheeh Lamento muito pelo presidente do país que habito não produzir pérolas do mesmo porte!
Mas não discordo de todos os comentários do italiano...
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: caver

Mark disse...

Na verdade a palavra tinha mudado, pois deu tilt. A segunda foi "harel" e agora é "catence".