domingo, 3 de maio de 2009

A IMBECILIDADE DO REGULAMENTO DO CAMPEONATO PAULISTA

Finalmente a prova de que Cristian, num momento
"Mãe Dinah", estava simplesmente prevendo o placar
do jogo da final contra o Santos. Só isso. Todo mundo
sacou na hora, mas, claro, os são paulinos sempre
acabam levando tudo por trás...



Então. Na condição de um dos torcedores de São Paulo que tiveram a possibilidade de soltar o grito de campeão este fim de semana (a Ponte Preta foi campeã do interior), queria fazer um post rápido sobre o que, pra mim, é uma grande imbecilidade: o formato do Campeonato Paulista (e de todos os outros campeonatos estaduais pelo Brasil).

Fundamentalmente, a ideia de todo e qualquer campeonato é simples: premiar o melhor time da temporada. Pra fazer isso, não existe forma mais conceitualmente correta do que fazer um campeonato de pontos corridos, privilegiando o time que se mostrou mais consistente e coeso ao longo da temporada. Não é simples?

Claro que é. E este é o motivo pelo qual é assim no Brasileirão, na Premiere League inglesa, na Bundesliga alemã, na Espanha, na Itália e em todos os outros campeonatos nacionais pelo mundo afora. É a forma mais CORRETA e inteligente de se definir qual o melhor time de uma temporada.

Numa Copa do Mundo, claro, não dá pra fazer uma liga em que todos os países se enfrentem. Mas mesmo assim, eles fazem grupos em que 4 times jogam entre si até que os melhores 2 de cada grupo avançam. Aí sim entra o mata-mata, mas é porque não dá tempo de fazer de outra forma.

Num Campeonato Paulista, dá.

Tanto dá, que foi o que aconteceu. Todo mundo jogou contra todo mundo (duas vezes) e, no final da história, o Palmeiras estava com 44 pontos, QUATRO a mais que o segundo colocado – o São Paulo. Ou seja: o melhor time da temporada foi o PALMEIRAS.

Mas não.

Decidiram pegar os 4 melhores times pra fazer uma semi-final e definir os finalistas do torneio. Pra quê? Só pra ter "uma final” no campeonato? Fala sério. Que coisinha mais terceiro-mundista...

Enfim, como disse, é um post rápido e este foi só um desabafo. O Corinthians não tem nada com isso e fez o que tinha que fazer pra levar o caneco pra casa.

Mas, cá entre nós... ê campeonatozinho bunda, né não?

Nenhum comentário: