quarta-feira, 4 de março de 2009

O NOVO SONGSMITH DA MICROSOFT ou "MAMÃE, ACHO QUE INSTALARAM O WEIRD AL YANKOVIC NO NOSSO COMPUTADOR"

Li neste fim de semana um artigo sobre o novo programa da Microsoft, o Songsmith. Hoje tive a oportunidade de conferir o que ele faz.

Pra quem não conhece, o programa funciona assim: você pega uma trilha vocal de qualquer música (só o vocal) e joga no programa. A partir daí, ele analisa a música do começo ao fim e “deduz” o estilo musical, a batida e os instrumentos que acompanham a melodia.

Parece uma brincadeira imbecil, mas o programa é sério mesmo e tem uma programação realmente muito complexa por trás dele. Ele analisa as mudanças entre uma frase cantada e outra e, com isso, "entende" a harmonia da música, acertando a seqüência de acordes de forma realmente coerente, mas nas maiorias das vezes muito distinta da versão original.

Ele reproduz os instrumentos com aqueles sons em midi, o que dá à versão final uma levada meio “musiquinha de computador”, só que com o vocal original da música.

Vou baixar o programa neste fim de semana pra testá-lo, apesar de ainda não saber como extrair apenas a trilha vocal das músicas. Na pior hipótese, eu uso algum som à capella que eu tenha jogado em casa. Se o resultado for divertido, eu posto aqui.

De qualquer forma, pra quem quer um exemplo JÁ do que eu tô falando, aqui embaixo tem uma versão que fizeram com o vocal da clássica “Eye Of The Tiger” do Survivor, que fez um pusta sucesso com a série “Rocky, o Lutador”. No YouTube tem uma cacetada de outros exemplos. É só digitar "songsmith" no campo de busca.

Lembre que o computador teve que tentar decifrar a música toda a partir apenas do vocal da música, e deduzir todo o resto.

Tosquice à parte, o que o bicho faz é deveras impresisonante.

Ouve aê:

4 comentários:

Marcio disse...

Não se esqueça (complementando):

1) Ao fertilizar Maria, a mesma tinha APENAS 13 anos. Cadeia nele!

2) José assim se tornou o mais notório corno manso da história.

3) Deus do novo mandamento fez o maior ato de sadismo (maior de todos do velho testamento) ao informar Jesus que ele seria morto pela crucificação!!!

4) Assim mesmo, num ato de misericórdia divina, também informou seu filho querido que ele iria ressuscitar 3 dias depois e teria depois VIDA ETERNA sentado à sua direita (que saco!!!).

5) Como Jesus sabia de tudo isto com antecedência... que raio de sacrifício pela humanidade foi este ato afinal???

6) tem MUITO mais mas não tenho tempo agora. Abraços!

Mark disse...

Putz, cara. Muito texto. Depois leio.

Mark disse...

Erm. Acho que esse post do Wop não tem muito a ver com esse texto. Acho.
Mas posso estar enganado.

Unknown disse...

Acho que a palavra chave deste post é "tosquice".
Concordo que o software é até impressionante do ponto de vista técnico, mas realmente...