domingo, 17 de maio de 2009

AO QUE TUDO INDICA, ESTAMOS PERDIDOS


Este fim de semana eu assisti ao último capítulo da 5a temporada de Lost.

Sou fã da série e, pra mim, a melhor coisa que podia ter acontecido foi a FOX ter avisado que tudo vai se resolver e se explicar na 6a e última temporada. A história estava ficando com perguntas demais e respostas de menos, e o medo de que de repente a emissora iria “matar” a série antes de respondê-las me deixava um tanto quanto incomodado.

Mas não. Ano que vem acaba. O que significa que faltam apenas mais 17 episódios pra que a gente entenda, finalmente, ALGUMA COISA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO na série.

Assistindo ao último episódio (na verdade os últimos dois combinados num “season finale”), eu esperava que os roteiristas encerrassem o episódio de maneira que me deixasse doente, fazendo com que eu começasse, no ato, a contar os dias pro começo da derradeira temporada.

Pois é. Foi assim. Final avassalador, de tirar o fôlego, mas...

COM UMA INFINIDADE DE NOVAS PERGUNTAS, SEM TER RESPONDIDO AS ANTERIORES!

Agora os caras têm mais 17 episódios, o que se equivale a umas 12 horas e meia, para explicar TUDO e terminar a história de maneira que não ocasione uma invasão bárbara pra quebrar tudo na FOX.

Não sei como vão fazer isso. Tem muita coisa ainda em aberto, muitas explicações a serem dadas, muitas “ahhhhhhhh... era isso!!” que ainda não aconteceram.

São só 17 episódios, temos uma história a desenrolar com os personagens e, além disso, precisam achar alguma forma de explicar cada uma das coisas que eles usaram, sem pudor, pra fazer com que a gente se fissurasse na série esse tempo todo.

Não sei se dá. Tenho medo que eles optem por saídas como a que o George Lucas usou no Episódio III de sua saga STAR WARS.

Todo mundo sabe que os três “primeiros” filmes da série foram filmados décadas depois dos filmes que os antecederam cronologicamente. Ou seja, aquele "Guerra Nas Estrelas" que foi lançado em 1977 foi de fato a QUARTA parte da série. Só que a PRIMAIRA só foi ser filmada 22 anos depois.

Claro que, ao longo da parte II e III, tudo se arruma para preparar o cenário para o episódio IV (o Star Wars original).

Só que o Lucas tinha um problema. O C3PO (aquele andróide dourado neurótico) era um dos personagens favoritos da série. E seria um crime deixá-lo de fora nos filmes que ele queria fazer para anteceder a trilogia original.

Então o androide serviu ao Anakin Skywalker quando ele era um garoto (aquele, que depois acabou virando o Darth Vader) e passou por boas e pirotécnicas aventuras ao lado de seu mestre.

No entanto, quando a gente assiste ao episódio IV (o original), o C3PO parece não ter ideia dessa história tão rica e emocionante.

A "solução" do Lucas pra resolver o problema?

No finalzinho do episódio III, mandam - sem qualquer justificativa - que seja apagada a memória do androide. Se por um lado isso "justifica" o C3PO não lembrar de porra nenhuma no próximo episódio, por outro é uma PUSTA DUMA SOLUÇÃO PREGUIÇOSA BAGARAY, né não?

Meu medo é que façam algo parecido com Lost. Sinceramente, não vejo tempo hábil para que todas as inúmeras perguntas da série sejam respondidas de forma satisfatória, e isso me perturba. Nem tanto por mim, mas porque achava MUITO cool a ideia de ter em casa um filmaço de 90 horas com começo, meio e fim pra assistir de novo com meus filhos.

O começo, meio e até mesmo grande parte do final a gente já tem. Só resta torcer pra que não ferrem tudo justamente no fim...

2 comentários:

ale almeida disse...

Charles,

Vc tem a 4ª temporada? Se sim, pode me emprestar junto com a 5ª?

Vladimir "Charles" Brown disse...

Eu poderia emprestar se fosse legal fazer isso. Mas pirataria é um crime e não devemos incentivar tão vil hábito. Mas vou ver se conheço ALGUÉM que pode resolver seu problema.