segunda-feira, 25 de maio de 2009

F1 2009 - GP DE MÔNACO

Um dos grandes charmes de Mônaco é justamente o fato da gente nunca saber ao certo o que esperar do GP. Tanto que, em 56 Grandes Prêmios, 9 vezes o circuito monegasco foi palco da primeira vitória de um piloto. Fangio, Trintignant, Brabham, Hulme, Beltoise, Depailler, Patrese, Panis e Trulli ganharam pela primeira vez na F1 neste circuito, que QUASE foi o palco da primeira vitória do Senna (ou quem sabe do Stefan Bellof) naquele tumultuado GP de 1984.

Coisas surpreendentes costumam acontecer nas ruas do Principado.

Por exemplo, se alguém tivesse sido abduzido por alienígenas no fim do ano passado e devolvido à terra no domingo, provavelmente acharia que a grande surpresa do GP foi a dobradinha dos carros da “Button GP”, com a Ferrari do Raikkonen chegando apenas em 3º. Mas o fato é que a grande surpresa do GP foi justamente o fato da Ferrari ter CONSEGUIDO chegar em 3º.

A equipe de Maranello mostrou uma claríssima evolução, desbancando grandes forças da atual temporada, como a Red Bull e a Toyota (se bem que a Toyota contribuiu pra isso desbancando a si mesma com uma participação pra lá de lamentável durante o fim de semana inteiro). Vai ser interessante ver como a Scuderia se porta na próxima corrida. O Raikkonen correu direitinho, o Massa me pareceu um pouco afoito demais por se encontrar atrás do companheiro de equipe, mas também não comprometeu. Enfim, saldo positivo.

Que mais?

Meu Amigo Zoca* erroneamente informa no seu blog (não vejo necessidade de colocar o endereço aqui, uma vez que a informação está errada) que o Rosberg não fez porra nenhuma durante a corrida, numa clara tentativa de parafrasear minhas habituais considerações sobre o piloto alemão, que é sempre a sensação das sextas (e, neste caso, das quintas também) mas desaparece durante a corrida em si. Só que desta vez a informação do Meu Amigo Zoca* não condiz com a realidade. Se ele tivesse se dado ao trabalho de ASSISTIR à prova, teria notado que o Rosberg foi um dos poucos pilotos a realizar uma ousada ultrapassagem durante a corrida, com uma manobra esperta e oportunista pra cima do Felipe Massa. O Massa brigava com o Vettel e chegou a ultrapassar o alemão, só que cortando a chicane. Ciente da punição que receberia caso não devolvesse a posição, o Massa abriu para permitir a ultrapassagem do Vettel, só que o Rosberg veio no embalo e, corajosamente, se espremeu entre o brasileiro e o guard-rail pra ultrapassá-lo. Boa manobra, que acabou custando ao Massa a chance de brigar com o Raikkonen mais pra frente (algo que, aparentemente, Meu Amigo Zoca* considera irrelevante).

Achei interessante também o comentário do Nelsinho Piquet após ter sido violentamente abalroado pelo Sébastien Buemi. Puto com o incidente (e com razão), o brasileiro desabafou que era isso que dava deixarem pilotos jovens e inexperientes pilotarem na F1. Vindo de um cara que tem míseros 24 anos e está em sua segunda temporada na categoria, o comentário me soou como se fosse o Zeca Pagodinho reclamar de alguém que bebe demais.

Por falar no Buemi, o que ocorre com a Toro Rosso que eles só contratam SEBASTIANS ou SEBASTIENS? Ano passado eram os Vettel e Bourdais e, este ano, temos os Bourdais e o Buemi. Quem não conhece deve ficar com a impressão de que SEBASTIAN na Europa é como ZÉ aqui no Brasil – todo mundo tem uns dois ou três SEBASTIANS na família. Aliás, lembro de ter ouvido que Meu Amigo Zoca* só escapou de se chamar SABASTIAN por não ser europeu, mas AFRICANO. Que sorte, hein?

Por falar em sorte, que azar nosso que o Galvão Bueno ainda não se aposentou, né não? TODA corrida ele solta uma sucessão de pérolas que causam tanta indignação que acabam tirando o foco da corrida. Na de Mônaco, foram duas.

1 – Ele reclamou, esbravejou, chorou e se lamentou que o Vettel (que estava defendendo sua posição) não permitiu a ultrapassagem do Massa, que estava claramente mais rápido. Aí, algumas poucas voltas depois, quando um veloz Raikkonen colou num Barrichello pesado e lento – recém-saído dos boxes – o Bueno não soltou um piu.

2 – Foi só o Button voltar do pit-stop logo à frente do Massa (que tinha que ser veloz pra acompanhar o Raikkonen) que o Galvão ficou inconformado pela perspectiva de perda de tempo que o brasileiro teria ao ser obrigado a acompanhar o ritmo do inglês. O fato é que o Button, mesmo com o carro cheio de combustível, se manteve veloz. Tanto, que o Galvão conseguiu a proeza de reclamar e fazer um mea culpa na sequência, o que tornou seu comentário completamente sem sentido: “O Massa tinha é que ter ficado na frente do Button! Agora ele ficou limitado pela velocidade do inglês... que é alta!” SE É ALTA, QUAL O PROBLEMA?

Após a corrida, que assisti na casa dos meus pais, comentava com meu pai que inexplicavelmente o Barrichello não havia dado nenhuma desculpa esfarrapada para o fato de ter tomado mais um banho do Button. Aliás, ia até escrever que isso demonstrava uma surpreendente maturidade no Barrica, mas recebi um telefonema do meu pai logo pela manhã me informando que, claro, não era este o caso. A justificativa da vez foi que o cinto de segurança do Barrica estava frouxo, o que tirou a concentração do piloto e foi o que o impediu de ser tão veloz quanto o britânico. Ah tá...

Enfim, não foi exatamente uma corrida memorável. Meu filho Tony fez um comentário que eu acho que resume bem o que foi o GP: “Isso não acaba nunca?”

Confesso que em determinado momento, a sensação que tive foi de que o Tony estava certo, mas felizmente a corrida chegou ao final e agora é esperar pela Turquia. Acho que só faltou aqui falar sobre a atuação da McLaren e da BMW na prova, então vou fazer uma breve análise técnica, só pra não deixar passar batido: MA QUE BOSTA, HEIN?

* Para preservar o indivíduo em questão de prováveis danos à sua reputação em virtude de suas quase sempre questionáveis atitudes éticas e morais, o nome de Mark Damian Ament será substituído neste blog pelo pseudônimo “MEU AMIGO ZOCA”.


“MAS QUE BUNDÃO!” teria sido a reação de Jenson Button
quanto ao cinto frouxo de Rubens Barrichello.
A diretoria da equipe Brawn nega o comentário.

5 comentários:

Mark disse...

Sim. O Rosberg aproveitou uma oportunidade em que o Massa foi obrigado a abrir a porta por uma cagada sua, isso não foi uma grandecíssima manobra, simplesmente o aproveitamento de uma oportunidade imperdível, se é que posso dizer isso. Na verdade fui até fazer café durante a prova... Não foi das melhores...
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: leffmkom
WTF???
SEGUNDA VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: lacha
WTF2???? But the first was the worst, and didn't work, so it was even groovier.

Mark disse...

Meu tio e primo SEBASTIAN,não SABASTIAN, não entendem o que você acha que tem de errado com seus nomes. Ou sua treta é apenas com SABASTIAN?
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: tagre

Vladimir "Charles" Brown disse...

Verdade... Tio Sebastian... perdoe~me. Foi um erro de digitação e peço desculpas, porque sei que isso não traz boas memórias. Lembro como se fosse hoje a cara pálida e tensa do Meu Amigo Zoca* ao voltar de férias escolares. Quando indagava o que havia de errado e Meu Amigo Zoca* respondia, chorando, de como Tio Sebastian havia aproveitado as férias para levá-lo em INTERMINÁVEIS passeios até o CELEIRO.

Mark disse...

Hoje somos apenas bons amigos.
VERICIFAÇÃO DE PALAVRAS: drear

Mark disse...

Cara, tá muito legal a NASA image of the day hoje! Muito bonita mesmo.
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: curbacc