quinta-feira, 13 de agosto de 2009

LES PAUL


Morreu hoje, aos 94 anos, o guitarrista/luthier Lester Williams Polsfuss, ou Les Paul, como ficou imortalizado.

Nos anos 30, não satisfeito com as limitações do violão acústico, ele teve a idéia de tentar amplificar o som vindo das cordas no próprio instrumento, criando o que ele chamou de “The Log”, ou “O Tronco”.

Este instrumento, com pickups elétricas e o corpo de um violão Epiphone, provavelmente foi a primeira guitarra elétrica do mundo (na mesma época, um tal Leo Fender também brincava de inventor) e serviu de base para o desenvolvimento do instrumento para que ele chegasse ao que temos hoje.

Desnecessário dizer que o mundo da música hoje está de luto pelo falecimento deste gênio que revolucionou a música, abrindo a porta para que estilos como o blues, funk e rock, prog, metal, etc, etc, etc... pudessem existir.

Aliás, o americano deu o próprio nome a uma das mais emblemáticas guitarras de todos os tempos, a Gibson Les Paul, que você com certeza já viu nas mãos de guitarristas como Jimmy Page, Slash, Randy Rhoads, Ace Freehley e Gary Moore, entre inúmeros outros. Para os que não puxaram da memória, ei-la abaixo:

Exímio guitarrista, Les Paul viveu para ver seu instrumento se tornar objeto de desejo de 10 em cada 10 guitarristas (ainda vou ter a minha), e deve ter partido com a sensação de dever mais que cumprido.

Então, nada mais adequado que prestar uma homenagem a este que, por meio de seu vanguardismo, possibilitou que alguns dos melhores momentos da música de todos os tempos, pudessem existir.

E nada mais adequado que esta homenagem seja numa guitarra elétrica.

Nenhum comentário: