terça-feira, 11 de agosto de 2009

UMA IDEIA PARA QUE O MUNDO NÃO VÁ PRO SACO (HAN? HAN? HAN?)


Não costumo fazer posts de abordagem mais ecológica pelo fato de não entender “posta” nenhuma sobre o assunto (UUURRRGGGH!), mas conversando com meu pai este fim de semana, descobri o que pode ser uma grande solução para o problema das sacolas plásticas que tanto atrapalham o meio ambiente.

Eu mesmo já comprei umas cinco daquelas bolsas ecológicas para evitar ter que pegar as sacolas, mas cismo em deixá-las no carro quando chego supermercado, só me danto conta disso quando é tarde demais e estou pagando a conta. E aí, dá-lhe sacolinhas para levar tudo pro carro.

Para estes “esquecidos” como eu, obrigados a andar até o carro carregados de sacolinhas e de remorso, um simples lembrete bastaria. Poderiam colocar uns cartazetes na entrada do supermercado, por exemplo, e eu nunca mais entraria no mercado sem uma ou duas bolsas de tecido.

Mas será que só orientação é o suficiente para mudar um hábito que já se tornou tão natural nos consumidores brasileiros?

Não sei, mas meu pai falou algo que eu acho que – se não resolveria totalmente o problema – com certeza ajudaria muito: cobrar por cada sacola de plástico que o consumidor usa.

Afinal, hoje em dia é fácil: se tá de graça, por que não levar?

Mas como seria a história se isso começasse a pegar no bolso das pessoas? Entre pagar X reais para levar umas sacolinhas porcamente produzidas e não ter que pagar NADA para levar tudo numa bolsa trazida de casa, quem seria suficientemente estúpido para escolher a primeira opção?

Achei a ideia de uma simplicidade brilhante, e não entendo porque ninguém ainda adotou isso aqui – especialmente estes supermercados mais “moderninhos” como o Pão de Açúcar.

Mas enfim, tá dada aí nossa singela sugestão para SALVAR O MUNDO.

E se o Alexandre Almeida chupar a ideia, eu PROCESSO.

Um comentário:

Nathalie Gil disse...

Algum frances ja leu seu blog e chupou esta ideia por la... Ja era, Charlito! Virou dominio publico!