domingo, 27 de setembro de 2009

F1 2009 - GP DA CINGAPURA

Neste momento crítico do GP noturno da Cingapura,
alguém ultrapassa alguém em algum ponto do circuito. Ou não.


O segundo GP de Fórmula-1 noturno da história já começou divertido na sexta, quando o piloto Romain Grosjean da Renault teve um acidente praticamente idêntico á polêmica “batida de propósito” do Nelsinho Piquet no ano passado, quando corria pela mesma Renault. Era um sinal de que a corrida, embora noturna, não daria sono. E não deu memso.

A começar pelo Rosberg, que fez provavelmente sua melhor corrida da temporada... até jogar tudo fora num erro bobo na saída dos boxes (aliás, ô saidinha de boxes mais complicada, não?). Não fosse isso, ele provavelmente estaria na briga pelo pódio. Mas errou, foi penalizado e ficou lá pra trás.

Por falar em “lá pra trás”, esta é uma corrida que provavelmente a Ferrari vai querer riscar de sua história. A equipe italiana nada fez, o Raikkonen correu de maneira completamente burocrática e o Fisichella só apareceu para cumprir com o que parece ser uma nova função da equipe: ficar à frente da Force India. Com esta prova, são 3 corridas seguidas em que a Ferrari “reboca” um carro da Force India durante a prova.

A Force India, por sinal, protagonizou o primeiro abandono do Nick Heidfeld em 41 corridas, com a rodada do Sutil, que acabou atingindo o bom piloto da BMW. O último abandono do Heidfeld havia sido no GP dos EUA em 2007 e o coitado não teve culpa alguma no toque com o Sutil. Uma pena.

Lá na frente, o Hamilton teve uma vitória fácil, o que mostra a clara e constante evolução da McLaren e confirma que a equipe reencontrou o caminho. Isso deve estar fazendo o Raikkonen abrir um baita sorriso de orelha a orelha (se é que o Kimi é capaz de sorrir), dada a quase certa volta do finlandês da Ferrari para o time de Woking, casa dele de 2002 a 2006.

O Timo Glock, da ANTIPÁTICA Toyota (não gosto da Toyota) fez uma corrida perfeita e foi pro pódio em segundo, resultado totalmente inesperado. Seu companheiro de equipe Jarno Trulli nem apareceu na transmissão (o que, em se tratando do Jarno Trulli, é uma vantagem, porque ele geralmente aparece batendo, rodando ou tornando a vida das pessoas num inferno).

O sempre competente Alonso fez mais uma bela corrida e conseguiu se dar bem MESMO SEM trapaças e safadezas da equipe.

O Mark Webber, com problemas de freio, deu um adeus oficial a suas chances de ser campeão. Agora, 32,5 pontos atrás do Button, fica matemáticamente impossível tirar a diferença em apenas 3 provas e isso significa que apenas o inglês, o Barrica e o Vettel ainda têm chances.

O Button, por falar nisso, fez uma corrida muito inteligente e surpreendeu o Barrichello (que aparentemente ia chegar na frente do inglês) ao fazer uma segunda parte da prova mais comprida que o brasileiro, ultrapassando-o no segundo pit-stop. Agora, a diferença sobe de novo para 15 pontos, metade dos pontos ainda em jogo.

Como já havia dito aqui, este título é do Button, mesmo que (e isso não vai acontecer) o Barrichello vença as 3 provas restantes. Todo mundo diz que o inglês está psicologicamente abalado, mas a corrida de hoje provou que ele está simplesmente administrando a vantagem. O título é dele e ninguém tasca.

O outro pretendente ao título, Sebastian Vettel, estreou MAIS UM capacete novo e podia ter feito muito mais do que fez, porque estava brigando com o Hamilton. Mas ele pesou o pé no pit-lane e acabou sendo penalizado com um drive-through. O Button agradece.

Agora é esperar o GP do Japão semana que vem, às 2h00 da matina, lá em Suzuka. Se o piloto inglês conseguir 6 pontos a mais que o Barrica, sai de lá campeão mundial com duas corridas de antecedência.

Independente do que acontecer, corrida de madrugada é sempre divertido e já tô botando a cerveja pra gelar.

Um comentário:

Mark disse...

Cara, esse post me deu tanto sono quanto a corrida...
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: dochip