domingo, 13 de setembro de 2009

F1 2009 - GP DA ITÁLIA

A FIA aumentou a altura das zebras do circuito de Monza afim de evitar
que os pilotos cortassem caminho. O piloto-videogame Jarno Trulli, não
se intimidou com isso e teria até tentado utilizar as zebras como atalho
para entrar nos boxes, por cima do muro.

Mais um GP de Monza e confesso que achei um tanto chata a prova. Fora um ou outro momento interessante, a corrida não proporcionou nada de muito espetacular, apesar da insistência do Galvão Bueno em afirmar o contrário. Aliás, eu queria que a prova terminasse o quanto antes, só para não ter que ouvir o Galvão falando sobre a reportagem que fez com o Fernando Pessoa na Bélgica, onde descobriu que cavalo também faz esteira, tem um monte de gente cuidando dele, etc. Haja saco.

De qualquer maneira, na pista, corrida taticamente perfeita da Brawn, com o Barrica terminando em primeiro e o Button em segundo, pra mim já praticamente selando o campeonato deste ano. Muita gente argumenta que o Barrichello tem chances, coisa e tal, mas o fato é que a diferença ainda é grande – 14 pontos – e os dois estão na mesma equipe. Ou seja, em condições normais, se tudo vai bem pra um piloto, deve ir também para o outro, o que significa que, mesmo que o Barrica ganhe as quatro provas restantes, a tendência natural é que o Button não chegue muito atrás dele.

Além disso, com a corrida fraquíssima da Red Bull, o Vettel e o Webber praticamente anulam suas chances de levar o campeonato. O próprio Button já havia cantado a bola, lá no começo da temporada, que a melhor coisa que podia acontecer era o fim do domínio avassalador da Brawn e Red Bull, justamente para pulverizar a distribuição de pontos ao longo das corridas, evitando que alguém pudesse descontar a enorme vantagem do inglês.

Pois foi exatamente isso que aconteceu. A Ferrari melhorou, a McLaren melhorou, até a FORCE INDIA melhorou e, pensando bem, SÓ a BMW parece que não melhora nunca. E agora ninguém mais chega no inglês, a menos que aconteça um milagre como o que levou o Raikkonen ao seu título mundial em 2007, contra o Hamilton e o Alonso. Difícil.

O piloto finlandês, por sinal, parece ter desenvolvido uma relação kármica com a Force India. Faz duas corridas que ele leva um carro da equipe indiana a reboque, como se fosse um trailer. O Fisichella não vai admitir, mas deve ter dado um pouco de desespero ver o Sutil ocupando a posição que era dele na última corrida – de papel higiênico do Kimi. O alemão ficou colado na bunda do finlandês da primeira à última volta enquanto o italiano sofria com a Ferrari lá atrás.

Mas se o Fisico não se entendeu direito com a Ferrari, o Liuzzi fez bela prova na outra Force India, não terminando nos pontos só porque o carro quebrou.

Outro italiano, o Jarno TROGLO, proporcionou um momento divertido na prova pelo seu habitual estilo “se você não me dá passagem, pelo lado, eu passo POR DENTRO”. A entrada que ele deu no Nakajima teve a mesma “finesse” que criança pequena jogando videogame de corrida no modo indestrutível. Valeu pela boa manobra do Glock, que se aproveitou da barbeiragem do italiano e fez uma bonita ultrapassagem na curva Di Lesmo.

E por falar em trogloditagem, o que foi o acidente do Hamilton na ÚLTIMA VOLTA? Ele não tinha mais como ultrapassar o Button, estava com o pódio garantido, ia tirar importantes pontos na diferença que separa a McLaren da Ferrari na classificação... e jogou tudo fora na última volta. Sei lá. Acontece, mas não devia.

Claro que o Barrica e o Button não tinham nada com isso e o brasileiro agora iguala o número de vitórias de seu ainda convalescente compatriota Felipe Massa, com 11.

Como disse no começo do post, mesmo que ele ganhe as 4 que restam, é improvável que ele abocanhe o título. Mas, com 15 vitórias e nenhum título, o Barrica entraria para os anais da história da F1... como o SEGUNDO piloto que mais ganhou sem ter conseguido ser campeão mundial, a uma vitória do genial Stirling Moss.

Vice Maria, hein?! (urgh)

Um comentário:

Mark disse...

hihus hihus hihus
Go Button... Como este ano não dá para o Kimi, É BUTTON NA CABEÇA!!!
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: regall
WTF IS GOING ON... YOUR PALAVRAS ARE UNCHARACTERISTIC.