terça-feira, 15 de setembro de 2009

GRAND PRIX

Tive a deliciosa oportunidade de ver, este fim de semana, pela primeira vez em DVD, o clássico do John Frankenheimer – "Grand Prix".

Sempre procurei pelo DVD, mas nunca havia encontrado, tendo que me contentar com o VHS que meu pai tem.

Pra quem não viu, o filme é de 1966 e conta a história do campeonato (fictício) de F1 daquele ano, com os atores James Garner, Yves Montand e Eva Marie Saint.

Mais de 40 anos depois, o filme continua um espetáculo. As cenas de corrida são absolutamente estonteantes, tendo sido gravadas com os próprios pilotos da época e, para um amante da Fórmula 1 como é o caso deste que vos escreve, poder “guiar” um carro ao redor de circuitos como Monza, nos anos 60, em que o circuito ainda tinha aquela parte oval, é algo indescritível.

Fora que nunca imaginei poder assistir a um pega entre o John Surtees e o Chris Amon com qualidade DVD e, se conseguissem aumentar ainda mais a qualidade do vídeo e lançassem o filme em Bluray, eu seria obrigado a comprar um aparelho para ver (mas como não lançaram ainda, UFA!)

De qualquer forma, o filme é um filme mesmo, não um monte de cenas de corrida e, em linhas gerais, conta a história de 4 pilotos que disputam o campeonato de Fórmula 1: o americano Pete Aron, o francês Jean-Pierre Sarti, o britânico Scott Stoddard e o italiano Nino Barlini.

A própria escolha dos nomes dos personagens foi feita para que eles se assemelhassem aos nomes dos pilotos que serveriam de “dublê” para os atores nas cenas de corrida.

Assim, o Pete Aron usa um capacete branco com detalhes em vermelho e azul, idêntico ao do Chris Amon. O Sarti tem o capacete branco e azul do John Surtees, o Barlini o capacete do Lorenzo Bandini e o Stoddart o clássico tartan do Jackie Stewart.

Com isso, nas cenas que ocorrem com os pilotos correndo, se alguém por algum milagre conseguir detectar o nome impresso no carro, fica com a impressão que é do personagem mesmo. Sacada genial, mas não sei se realmente necessária porque, vamos combinar, com aquelas disputas de tirar o fôlego, QUEM É QUE VAI FICAR PROCURANDO NOMINHO NO CARRO?

De qualquer forma, isso mostra o incrível cuidado que o Frankenheimer teve com o filme e explica os 3 Oscars que ele ganhou.

E, como se não bastasse tudo isso, a história do filme é bacana, mesmo para quem não é um doido por Fórmula 1, e NÃO TEM OS COMENTÁRIOS DO GALVÃO BUENO DURANTE AS CORRIDAS!

Recomendo que vocês passem na locadora mais próxima e aluguem hoje mesmo, e, para os que não se convenceram mesmo com toda a babação do post, coloquei aqui embaixo um teaserzinho, com os pilotos dando uma volta no charmoso GP de Mônaco.

How can I say... so fuckin’ awesome! Acho que vou assistir de novo hoje. Aluga aê:

Um comentário:

Mark disse...

Putz. Como só li hoje, posso ir alugar, ou perdi a chance?
VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS: aversa