quinta-feira, 15 de julho de 2010

COPA 2010 - DISPUTA PELO 3o LUGAR

CLIQUE AQUI PARA O MOMENTO BOOMSTICK DO DIA:
o jogo levou Müller à artilharia da competição e ainda contou com um
golaço do ótimo jogador Forlan. Foi um jogo honesto de duas equipes
que mereciam estar na fase final de uma Copa do Mundo.


Pedindo desculpas pelo indesculpável, agora que estou de volta em São Paulo as coisas devem voltar ao normal e conseguirei atualizar o blog sem este desconcertante delay destes últimos 10 dias.

Como está todo mundo careca de saber, a Alemanha derrotou o Uruguai, garantindo o 3º lugar na Copa pela segunda vez consecutiva, e a Espanha conseguiu seu primeiro título mundial ao vencer a Holanda pelo magro placar de 1x0.

Quanto ao jogo da Alemanha, me decepcionou bastante a não inclusão do Klose entre os 11 titulares, sob a alegação de que ele estava com dores nas costas. Mantive a esperança de que, no segundo tempo, ele entraria para tentar o golzinho que o igualaria ao Ronaldo como maior artilheiro da história das copas e – por que não? – um segundo golzinho que o isolaria como o maior de todos os tempos. Pois ele não entrou. Na verdade, a Alemanha parecia jogar com um time misto. Além do Klose, outros jogadores que haviam sido importantes para a seleção ao longo da Copa – Podolski, Lahm e Neuer – também não haviam sido escalados em função de uma gripe, e os poucos atrativos que esta disputa pelo 3º lugar traziam se foram numa nuvem de decepção. Puf.

Enfim, pelo menos o jogo foi mais ou menos divertido, com os alemães tomando a iniciativa e partindo pra cima de um Uruguai aparentemente apático. Aos 20 minutos, Müller fazia seu 5º gol do campeonato, igualando-se na acirrada disputa pela artilharia da Copa com Villa e Sneijder (Forlan ainda se juntaria ao grupo dos 5 gols alguns minutos depois). Villa e Sneijder não marcaram na final, o que resultou num empate quádruplo na artilharia. Só que, como o Müller contava com mais assistências (passes que resultam em gols) ao longo da competição – e isso aparentemente vale como critério para desempate – o alemão levou o troféu Chuteira de Ouro da FIFA.

Alheio a isso tudo, o Uruguai começou a esboçar uma reação no jogo e, aos 28 do primeiro tempo, numa bobeada do meio-campo alemão, contra-ataque uruguaio e gol de Cavani. Os dois times foram para o vestiário empatados, mas, no começo do segundo tempo, veio o golaço de Forlan, jogador que acabaria eleito o melhor da Copa. E foi muito justo. Ele jogou muita bola ao longo da Copa toda e praticamente sozinho levou o limitado time do Uruguai à sua melhor colocação desde 1970. Com certeza, deve ganhar um belo upgrade de salário depois desta Copa. Grande jogador.

De volta ao jogo, o Uruguai continuava tentando ampliar, mas, mesmo desfalcada de sua dupla de ataque Klose-Podolski, a Alemanha mostrou que tem um time jovem e que deve dar muito trabalho no Brasil daqui a quatro anos. Jansen cabeceou depois de um excelente cruzamento do Boateng (irmão do cara que tirou o Ballack da Copa) e empatou a partida em 2x2, mantendo a tradição de muitos gols em disputas de terceiro lugar. E, no final do jogo, quando todo mundo começava a se preparar para uma prorrogação, foi a vez de Khedira cabecear para levar, pela quarta vez na história, a Alemanha a uma terceira colocação na Copa do Mundo.

Aliás, este jogo também quebrou alguns recordes. Foi a 99ª vez que a Alemanha jogou uma partida de Copa do Mundo, passando o Brasil (com 97) e sagrando-se como o país que mais jogos fez na competição. Além disso, os alemães aumentam um recorde que já era deles – o de vezes classificados entre os 4 melhores times do campeonato – com 12 participações. E, como o Brasil não se classificou para a final, a Alemanha segue como o único país a ter 7 finais de Copa do Mundo (lembrem-se que aquele jogo com o Uruguai em 1950 não foi uma final).

Ou seja, a impressão que me deu é que o caminho está pavimentado para uma boa campanha alemã na Copa de 2014 aqui no Brasil. A Eurocopa de 2012 vai ser um bom termômetro. Vamos ver.

Nenhum comentário: