sexta-feira, 16 de julho de 2010

RIDICULIGIOSO


Assisti a um ótimo documentário outro dia chamado “Religulous”, em que o ex-comediante Bill Maher analisa a religião como um “instrumento de prevenção do progresso humano”.

Além de bem escrito e muito engraçado, o filme não tenta converter ou doutrinar ninguém e simplesmente levanta algumas questões válidas, muitas vezes ignoradas por quem vive em meio aos dogmas e preconceitos necessários para seguir uma religião.

Não é um filme contra uma religião em específico, mas estuda a religiosidade como um todo, perguntando se faz mesmo sentido levarmos nossa vida toda em função de um emaranhado de histórias que, apesar de comprovadamente escritas por pessoas de carne e osso, supostamente teriam vindo de uma fonte “superior”.

Independente do que vocês acreditam ou não, eu sinceramente recomendo que gastem duas horinhas para dar uma olhada neste filme. Afinal, tudo que ele faz é levantar perguntas e estimular a reflexão sobre a real necessidade da religiosidade na nossa vida.

Depois das Cruzadas, a Inquisição Espanhola, o Holocausto e tantas outras barbaridades praticadas em nome da fé, será que não chegou a hora de pararmos um instante e nos perguntarmos o que de fato estamos fazendo com nossas vidas?

E, se não por este motivo, pelo menos vejam o filme porque ele é DIVERTIDÍSSIMO.

Segue o trailer para vocês darem uma olhada:

Nenhum comentário: