segunda-feira, 26 de julho de 2010

F1 2010 - GP DA ALEMANHA


E lá vem a Ferrari de novo com seu impecável e incrivelmente bem orquestrado jogo de equipe. Que coisa linda!

A ordem para que o líder Felipe Massa abrisse passagem para permitir a ultrapassagem do primeiro piloto da equipe Fernando Alonso foi escandalosamente mal articulada. Foi tão feio que a própria transmissão da prova decidiu escancarar isso, revelando as conversas entre pilotos e equipe, além de mostrar a telemetria do brasileiro ao ser ultrapassado por Alonso – ficou claro que o Massa tirou o pé em plena reta.

Como resultado, a Ferrari foi multada em US$ 100.000 pelo jogo de equipe, atitude que é proibida pela FIA. E, sejamos sinceros, foi vergonhoso mesmo. Que esse tipo de coisa sempre existiu – o Berger era 2º piloto do Senna, o Patrese do Mansell, o Peterson do Emerson, etc. – não se discute, mas o episódio tira todo o brilho da corrida, que fica com ares de ARMAÇÃO.

O que se viu foi um Massa combativo, superior ao Alonso durante a prova toda, que soube se aproveitar da briguinha que o espanhol travou com o Vettel na largada para assumir a ponta. E quando o Alonso tentou atacar o brasileiro, não conseguiu a ultrapassagem e reclamou para os boxes. O que a Ferrari provavelmente não esperava era que a direção da prova fosse repassar os diálogos aos telespectadores, desmascarando a jogada.

Para mim, o pior momento foi depois da bandeirada, em que o Alonso tentou “justificar” a ultrapassagem sobre o Massa perguntando se estava tudo bem com ele e se ele tinha mesmo “perdido uma marcha”. Cara de pau no úrtimo.

Enfim, a equipe foi multada, pegou mal para a Ferrari e novas punições podem pintar por aí. Vamos esperar.

E, quanto à corrida propriamente dita, a destacar a notável melhora da Ferrari, que foi o carro a ser batido. A McLaren não conseguiu se aproximar da equipe italiana e ainda ficou atrás da Red Bull, que por algum motivo teve um fraquíssimo desempenho com o Mark Webber, 6º na classificação final.

Vamos esperar para ver o que acontece na Hungria.

P.S. Recebi a imagem que ilustra este post por e-mail de meu amigo Doca e ela veio sem fonte. Se a conseguir mais para frente, posto aqui o autor.

Nenhum comentário: