sexta-feira, 17 de julho de 2009

THE UNKNOWN SIDE OF THE MOON

Esta suposta prova da aterrissagem do Apollo 11 é um dos
principais argumentos utilizados nas teorias conspiratórias
para afirmar que o homem nunca foi à lua de fato. Percebam
como a lua olha, de maneira altamente blasé e improvável,
para o lado OPOSTO de onde está o foguete, que se encontra
ENTERRADO VIOLENTAMENTE EM SEU OUTRO OLHO.
Coincidência ou não, a NASA nunca se pronunciou a respeito.



Há quase 40 anos (ainda faltam 3 dias) ecoava pela primeira vez nos rádios de todo o mundo a célebre frase "That's one small step for (a) man, one giant leap for mankind” (o “a” está entre parênteses porque o Neil Armstrong esqueceu de pronunciar o artigo – erro que, vamos combinar, é totalmente aceitável pra alguém que está pisando pela primeira vez num outro corpo celeste).

Meus pais comentam que acompanharam isso em real time (ele ainda em Southampton, na Inglaterra e ela aqui em Sampa). Eu mesmo perdi o acontecimento por míseros 3 anos de não-existência, mas confesso que o tema me intrigava quando era criança.

Colecionava tudo que encontrava sobre o assunto e sonhava, como qualquer moleque, em ser um astronauta algum dia. Conhecia os planetas em ordem (incluindo Plutão, que, independente do que dizem os astrônomos hoje, É PLANETA SIM, PORRA) e passava o que para mim eram horas e mais horas viajando de um para o outro na minha imaginação enquanto lutava contra o sono na minha cama – na verdade acho que todo esse tempo não passava de 15 minutos, mas criança tem uma percepção temporal meio distorcida.

Por seguir carreira publicitária, infelizmente acabei sendo obrigado a lidar com estrelas de outro tipo, mas o fascínio pelo universo que existe além da nossa insignificante atmosfera sempre se manteve inalterado.

Hoje, 40 anos depois, imagino que quem assistiu a esse “pequeno passo” na TV deve estar um pouco frustrado pelo fato da gente ter decidido ficar por aqui mesmo e deixado as famosas “missões lunares” pra lá.

A versão oficial alega limitações orçamentárias e afins para justificar o fim do Projeto Apollo, mas há quem diga que a gente nunca voltou pra lá simplesmente porque nunca fomos em primeiro lugar.

Este site prova por A+B (nunca entendi esta expressão. Que “A”? Que “B”?) que nunca fomos à lua. Diversão GARANTIDA!

Acho teorias da conspiração deliciosamente divertidas e, de verdade, não sei ainda se acredito nelas ou não, mas acabei esbarrando também num site especializado em rebater, um a um, os argumentos utilizados pelos conspiradores.

Chega a ser tão divertido quando os sites dedicados a provar que tudo foi uma farsa. Dêem uma olhada aqui e tirem suas próprias conclusões.

Enfim, não sei se fomos mesmo à lua ou se tudo não passou de uma elaborada encenação (que, por algum milagre operacional, conseguiu perdurar até hoje sem que alguém viesse à tona com a “verdade”).

O que sei é que, se tudo tiver sido uma armação mesmo, muita gente grande vai ter de novo aquela horrível sensação de descobrir que Papai Noel não existe. E vai ser triste.

Porque termos chegado à lua significa muito mais do que um incrível feito tecnológico.

Significa que vale a pena sonhar, acreditar que é possível e ir à luta para fazer com que aconteça, independente das barreiras e das condições adversas.

Espero que uma “verdade nua e crua” não acabe tirando isso da gente...

Nenhum comentário: