sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"SKAEP NIWT" ED MEGAMLIF ED ACINCÉT ASOIRUC A

O estranho efeito desta foto é decorrente da técnica
que o David Lynch usou na hora de tirá-la, fotografando
de trás pra frente.


Assisti ao “Twin Peaks” do David Lynch quando era menor. Não entendi UM CARAJO daquilo, mas achei tão cool que acabei virado fã do cara e fiz questão de ver seus filmes desde então (ainda sem entender UM CARAJO).

A cena que mais me marcou no "Twin Peaks" foi a do sonho que o agente Cooper teve, com aquele quarto vermelho e anão que sapateava e falava esquisito.

Lendo esta frase, percebo o quanto isso soa ridículo (e até certo ponto é mesmo), mas a cena se destacava porque tinha um clima completamente diferente – como se tivessem realmente filmado um sonho.

Durante algum tempo, não saquei como o Lynch havia conseguido este efeito, mas aí li uma reportagem que falava da técnica de filmagem usada pra gravar a cena e achei AINDA MAIS COOL.

Primeiro, ele gravou a cena com os atores normalmente.

Depois, ele colocou a fita de trás pra frente e fez todo mundo aprender a cena daquele jeito, fazendo tudo ao contrário.

Quando todo mundo tinha aprendido a atuar de trás pra frente, ele filmou de novo e, mais uma vez, inverteu o filme.

O resultado é esse clima de sonho, em que você percebe que tem algo fora do normal acontecendo, mas não identifica o quê exatamente.

Abaixo, coloquei dois vídeos. Um tem a cena como ela foi para o ar e o outro tem a mesma cena, só que da forma que foi originalmente gravada – com o anão e a Laura Palmer “atuando de trás pra frente”.

Mó awesome. Assiste aê:




Nenhum comentário: