sábado, 9 de janeiro de 2010

A INCRÍVEL HISTÓRIA DA BANDA DE DIXIELAND QUE MORAVA DENTRO DA GUITARRA DO BRIAN MAY

Brian May entra no estúdio em 1975
para gravar o solo da música "Good Company".


Acho que só os Beatles conseguem ser mais ecléticos e ricos musicalmente que o Queen e grande parte do fantástico som da banda se deve ao talento do guitarrista Brian May (que, como vocês vão ver a seguir, muitas vezes valia por uma banda inteira).

Já postei sobre um trabalho solo do May aqui, mas decidi fazer outro post sobre o cara após assistir ao making-of do disco “A Night At The Opera” (aquele que tem “Bohemian Rhapsody”).

O disco inteiro é uma aula de peso, bom gosto e musicalidade, mas uma parte em especial me chamou muito a atenção, por se referir a uma música à qual nunca dei muita bola: a “Good Company”.

Já havia ouvido algumas vezes, mas nunca dei o devido valor a ela, talvez por achar aquela base de ukelele meio folk demais pro meu gosto. Mas aí assisti ao making-of e prestei atenção solo final que eu tinha na cabeça ter sido feito por uma banda estilo dixieland, tipo o Temperance Seven (que algum dia posto aqui também). Só que não é uma banda. É só guitarra.

No documentário, o Brian May explica como ele fez isso, dando a cada guitarra uma sonoridade que se aproximasse dos instrumentos de uma banda – trompete, trombone, clarinete, etc. – inclusive tocando linhas melódicas do jeito que estes instrumentos as tocariam.

O resultado é absolutamente fenomenal e o mp3 já deve estar até gasto de tanto que ouvi a música. Selecionei aqui a parte do making-of que fala da música pra vocês verem o quanto o Brian May é INACREDITAVELMENTE KICK-ASS.

Assiste aê:

Nenhum comentário: