quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VIVA LA COPIA!


Pra quem ainda não sabe, recentemente (ou não tão recentemente) houve um quebra-pau nos tribunais entre o Joe Satriani e o Coldplay.

O guitarrista alega que a banda plagiou sua música “If I Could Fly” ao gravar a canção “Viva La Vida”.

Muita gente que gosta do Coldplay (eu não sou uma dessas pessoas) diz que não, que a banda nunca faria isso, que se trata de coincidência, coisa e tal.

Só que achei este vídeo no Youtube que desmembra as duas músicas de forma minuciosa – ritmos, progressão de acordes, melodia, etc., e junta as duas para que o ouvinte possa tirar suas próprias conclusões.

Acho que realmente não sobra a menor dúvida sobre esta curiosa declaração do Chris Martin, vocalista do Coldplay:

"Definitivamente, somos bons, mas não acho que podemos dizer que somos tão originais assim. Acho que podemos dizer que somos ótimos plagiadores!”

Inegável esta segunda parte do comentário, mas eu só disputaria a primeira parte, onde ele diz que “definitivamente” eles são bons. Cá entre nós, Coldplay é chato bagaray!


Nenhum comentário: