domingo, 30 de maio de 2010

F1 2010 - GP DA TURQUIA

Para minimizar o polêmico gesto feito por Sebastian Vettel,
sugerindo
que Mark Webber seria doido, a Red Bull obrigou
o piloto a convocar
uma coletiva de imprensa para dizer que
ele estava de fato se referindo a si mesmo.
"Toda mundo sabe
que eu ser um pouco biruta", teria dito um visivelmente constrangido

Vettel antes de sair correndo pelo paddock imitando uma galinha.


A rigor, não aconteceu quase nada neste Grande Prêmio da Turquia, mas pelo menos o pouco que aconteceu foi suficientemente pitoresco para tornar a corrida interessante.

Em linhas gerais, o que se viu foi mais uma pole da Red Bull (a 6ª em 6 corridas), mais uma vez corroborando a ótima fase do piloto australiano Mark Webber. Só que, diferente das outras corridas até então, o domínio da equipe austríaca não foi tão avassalador, e o Webber teve que segurar um combativo Lewis Hamilton durante toda a primeira parte da corrida.

Atrás deles, vinham a outra Red Bull, do Vettel, e a outra McLaren, do Button. Os quatro foram abrindo do resto dos carros, que eram liderados pelo Schumacher, a cada prova um pouco mais próximo de sua boa forma original.

Na parada para troca de pneus, a Red Bull foi mais eficiente e o Vettel conseguiu a ultrapassagem em cima do Hamilton.

Aí, com as duas Red Bull na frente sendo escoltadas de perto pelas McLaren, a única esperança para um tempero a mais na prova era a expectativa de chuva. Só que ela não veio e a corrida tinha tudo para terminar assim.

Felizmente, existe o Sebastian Vettel, se sentindo cada vez mais pressionado pela melhor fase do seu companheiro Webber. Isso fez com que o alemão tentasse uma ultrapassagem impossível sobre o australiano, ocasionando um toque que quase tirou ambas as Red Bull da prova. O Webber teve sorte de conseguir voltar e terminar em 3º, mas quem teve sorte mesmo foi a dupla da McLaren, que herdou a liderança da prova.

O Vettel saiu furioso do carro, fazendo gestos de que o Webber estava louco, mas de verdade o australiano não teve um pingo de culpa no que aconteceu.

Com a dupla da McLaren liderando tranquilamente, coube ao Button o outro momento interessante da prova ao ultrapassar espetacularmente seu companheiro de equipe e assumir a liderança da prova. Algumas curvas depois, o Hamilton deu o troco e reassumiu a ponta da corrida, com o pessoal da McLaren implorando para que ambos “economizassem combustível”, o que, traduzindo, significava "NÃO VÃO DAR UMA DE SEBASTIAN VETTEL".

Com isso, a McLaren fez a dobradinha e o Webber terminou em terceiro. Não fosse pelo Vettel, esta poderia ter sido uma das corridas mais sonolentas da temporada. O incidente entre a dupla da Red Bull está sob investigação, então poderemos ainda ter surpresas. Vejamos.

Nenhum comentário: