domingo, 30 de maio de 2010

O QUE SERÁ QUE SEUS ELÉTRONS FAZEM QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ OLHANDO?


Há muito tempo assisti ao aclamado filme “What The Bleep Do We Know”, que funciona como uma espécie de Introdução de Física Quântica para Ignorantes.

Lembro que achei partes do filme interessantes na época e outras meio “auto-ajuda” demais pro meu gosto, mas tinha uma passagem que me marcou profundamente e me fez perder algumas horas de sono pensando.

É a chamada experiência das frestas duplas (Double Slit Experiment), em que uma sucessão de elétrons é bombardeada aleatoriamente através de uma barreira com duas frestas e têm sua trajetória registrada para análise.

Acho desnecessário explicar os detalhes da experiência e o vídeo que postei abaixo faz isso de maneira muito clara e esclarecedora, mas, em linhas gerais, o que aconteceu foi que os resultados revelaram um comportamento inesperado dos elétrons. Intrigados com isso, os pesquisadores foram observar o que estava acontecendo de perto e tiveram uma nova e desconcertante surpresa.

Não vou ficar contando o final da história e, afinal, são apenas 5 minutinhos de filme. Até hoje não entendo o que de fato aconteceu durante a experiência, mas vale ver, nem que seja para acrescentar uma nova dúvida à crescente lista de coisas inexplicáveis na sua vida.

E, no final das contas, pelo menos o nome do filme é condizente com a realidade: what the BLEEP do we know?

3 comentários:

Mark disse...

OU SERÁ QUE NÃO???

Anônimo disse...

Eu tenho esse filme. Jà vi, revi, mostrei para amigos e nunca, ninguém entendeu.
Algumas coisas estão além da nossa compreensão, não é mesmo?

Mark disse...

OU SERÁ QUE NÃO???