terça-feira, 18 de maio de 2010

UMA ESTRELA A MENOS NO MUNDO DA MÚSICA

Ronnie James Dio. 10/07/1942 - 15/05/2010


Anteontem, morreu o ex-cantor do Black Sabbath, Ronnie James Dio, vítima de câncer do estômago.

Já havia postado aqui sobre a experiência quase transcendental que havia sido presenciar um show do Heaven and Hell, mas seria inadmissível deixar de registrar meu pesar por esta triste notícia.

Nascido em 1942, na cidade americana de Portsmouth (curiosamente, o nome do time que ocasionou a outra nota triste do dia - a lesão que tirou o Michael Ballack da Copa), todo mundo lembra do Dio como aquela voz poderosa tão reconhecível, que complementava perfeitamente o som impossivelmente pesado da guitarra do Tony Iommi.

Por isso, em homenagem a este que foi um dos vocalistas mais emblemáticos da história, decidi mostrar para vocês um lado do cara que poucos conhecem.

É ele na foto acima, tirada no final dos anos 50, e também nos dois clipes que postei abaixo, na fase inicial de sua rica carreira musical.

Este primeiro clipe é da música “An Angel Is Missing” da banda Ronnie and the Redcaps, de 1958. É maluco ouvir o timbre inconfundível do Dio cantando uma baladinha inocente como esta.




E esta próxima é do começo dos anos 60, em que o Dio já integrava a banda Ronnie Dio and the Prophets. Bem rock basiquinho estilo Roy Orbison. Muito bacana.



Só pra provar que, quem sabe cantar de verdade, faz bonito seja qual for o estilo. E, definitivamente, esse cara sabia tudo e mais um pouco sobre o assunto.

Vai deixar muita saudade... Curtam aê.

Nenhum comentário: