Tinha prometido neste post anterior falar um pouco mais sobre os diversos designs de capacete que o Kimi Raikkonen usou ao longo de seus 9 anos de F1. Além de ter prometido isso, foi também uma solicitação do Meu Amigo Zoca*, mas quanto a isso tô pouco me lixando. O post é pra cumprir a promessa mesmo, e só isso. Vamos lá.
O Raikkonen começou sua carreira na F1 pela Sauber, em 2001. O design do capacete dele tinha um grafismo meio soltão e era inteiro azul, branco e prata, numa alusão à bandeira finlandesa (sim, eu sei que a bandeira da Finlândia não tem prata).
Aí, no ano seguinte teve a mudança para a McLaren, em que ele manteve as cores, mas destacou uma espécie de faixa lateral que, de uma forma ou de outra, acabaria se tornando uma marca registrada do piloto.
Em 2003, o vermelho entra na brincadeira, talvez como forma de diferenciar mais claramente o finlandês de seu companheiro de equipe David Coulthard e seu capacete escocês.
Aí, ao longo da temporada de 2005, o tradicional azul deu espaço ao preto. Se não me engano, a primeira vez que isso aconteceu foi no GP de Mônaco, corrida em que os pilotos da McLaren habitualmente correm com detalhes diferentes no casco.
O preto e vermelho acompanharam o cara até a mudança para a Ferrari, mas aí ele adotou um design um pouco diferente do que usava até então, com a tal faixa lateral adotando um design mais agressivo. Na Ferrari, o Kimi manteve praticamente este mesmo design durante os três anos, só variando as cores de determinada parte do capacete. O primeiro desta nova leva foi este, com um tribal na faixa vermelha.
Em 2008, ano em que conquistou o campeonato mundial, ele tinha a faixa em preto e o vermelho foi pros detalhes na frente do capacete, ganhando uns “rabisquinhos” pretos.
Ano passado, mais uma mudança no esquema de cores, com o vermelho retornando à faixa e ficando mais presente na parte superior do capacete.
E agora que ele foi participar do Mundial de Rali, voltam o azul e o prata, como vocês já puderam ver anteriormente.
E é isso. Vou só colocar alguns exemplos adicionais das brincadeiras que ele fez exclusivamente nos GPs de Mônaco em sua época na McLaren (devidamente copyrighteado).
E, como última curiosidade, é interessante notar que ele manteve essa tradição na Ferrari também, como vocês podem ver nesta derradeira fotinho aqui:
Pronto. Promessa paga, posso ir tomar cerveja. Uhuuuuuu!
* Para preservar o indivíduo em questão de prováveis danos à sua reputação em virtude de suas quase sempre questionáveis atitudes éticas e morais, o nome de Mark Damian Ament será substituído neste blog pelo pseudônimo “MEU AMIGO ZOCA”.
Um comentário:
Interessante. Espero ver ele se divertindo com design de capacete na F1 novamente a partir de 2011...
Enquanto isso... É SCHUMMY NA CABEÇA!
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