quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA (E LAMENTÁVEL) VOZ DE DARTH VADER

Criador e criatura - o ator David Prowse e o personagem
que ele encarnou na série "Guerra nas Estrelas"


Ando tendo uma dose maciça de Star Wars ultimamente, cortesia do PlayStation e do excelente joguinho Lego StarWars que meus filhos jogam ininterruptamente enquanto estão acordados (e provavelmente ainda continuam jogando nos seus sonhos).

Aí hoje de manhã tivemos na agência a inesperada visita de três atores “caracterizados” de personagens da série para divulgar um novo programa de TV à cabo.

Os atores estavam fantasiados de Obi Wan, Princesa Leia e Darth Vader. Claro que, por se tratar de uma ação pontual, não gastaram uma fortuna com um casting adequado e fantasias oficiais. Assim, o resultado final ficou meio “capenga”, com uma Leia japa e um Darth Vader magrelão com uma calculadora pendurada no pescoço.

Isso me fez lembrar de um documentário que vi há algum tempo sobre a produção do primeiro (que depois viraria quarto) filme da série.

Pra quem não sabe, a imponente voz do maligno líder sith foi gravada depois pelo ator americano James Earl-Jones porque o George Lucas achava a voz do ator David Prowse inadequada.

Evidentemente, na hora de gravar as cenas, o Prowse tinha que falar o texto, até pra que não ocorressem problemas de timing na hora que o Earl-Jones fosse gravar no estúdio.

Então, pra vocês que, assim como eu, sempre estiveram curiosos pra ouvir a voz “real” do temível Lord Vader, aqui está um videozinho rápido com as cenas originais do filme, antes da mixagem de som.

Que bom que o Lucas decidiu regravar, né não?

3 comentários:

Mark disse...

Wot wot?

Vladimir "Charles" Brown disse...

Cara. Eu sinto um negócio muito desagradável no estômago cada vez que descubro que você comentou algo.

MUITO desagradável.

Nathalie Gil disse...

Ok, post velho, eu sei... Mas ai me perguntei quando li isso: O cara nao precisa fazer caretas e mostrar nenhuma emocao, o cara nao precisa ter enfase na voz - ele poderia ate estar falando 'Eu comi galinha assada hoje de manha e to arrotando ovo' que era so mudar para outro texto falado pelo dublador... O que conclui que ate eu podia ter performado como Darth Vader!!! Quer dizer, se eu pudesse voltar no tempo uns 30 anos... Mas podia!