terça-feira, 11 de maio de 2010

OH NOTES...

"E se você puder digitar a senha de olhos vendados
e sem usar os dedos, a gente agradece."


Parece papo de velho isso, mas de fato o mundo está muito complicado hoje em dia. E desnecessariamente.

Por exemplo, agora já não basta ter a senha do banco. É preciso ter uma senha específica para internet, uma pergunta secreta, um código composto de letras e números, uma senha alfanumérica... e espera-se que você periodicamente troque estas senhas por motivos de segurança – e tenha que memorizar tudo de novo.

Mas nada chega perto dos critérios para escolha de senha que o nosso programa de envio de e-mails aqui da agência tem, como vocês podem conferir na imagem acima.

O programa é o Lotus Notes e, como se não bastasse seu gritante despreparo com a simples tarefa de receber e mandar e-mails – ações que ele realiza com uma morosidade e complexidade avassaladoras – ele inovou ao me intimar a mudar minha senha.

Primeiro que ele não me SUGERIU uma mudança, mas simplesmente me INFORMOU que, a partir de agora, eu deveria mudar minha senha.

Na verdade, ele faz isso todo mês, mas agora o programa decidiu inovar. Saquem só os novos critérios para que a senha escolhida seja aceita pelo programa.

Tem que ter no mínimo 8 caracteres, ter letras em caixa alta E caixa baixa, números E caracteres especiais (tipo pontos de exclamação ou asteriscos, por exemplo).

A senha não pode conter seu nome e não pode nem começar e nem terminar com um caractere especial. Além disso, precisa ser uma senha que não tenha utilizado anteriormente.

Tenta aí fazer uma que você lembre de cabeça pra ver como é bacana.

Resumo da ópera: para sua segurança, sua senha tem que ser tão complicada e difícil de lembrar para que NEM MESMO VOCÊ possa ter acesso aos seus e-mails.

Mas é PARA SUA SEGURANÇA, OK?

7 comentários:

Mark disse...

Heheheheheeheh Puta sacanagem esse sistema!Mas tudo bem. Faz uma senha e colca ela no seu computador, em um Post-It. Aí não precisa lembrar. Vc podia, se quiser, inventar um código para que não fique tão aparente... Aí guarda o code breaker em algum lugar diferente. Vai ficar bem prático.

Anônimo disse...

Se quiser eu guardo a senha pra você.
Aproveita e me passa senha do Banco também.

Mark disse...

A senha de banco dele é 4!

Anônimo disse...

ué. Não é a 1234 4321 que ele usa pra tudo?

Mark disse...

Acho que não. Agora ele só vai de 4.

Vladimir "Charles" Brown disse...

Burros.
É ****.

alebf17 disse...

a pergunta que nao quer calar é...quem caralhos iria querer acessar o seu programa de emails e le-los?