domingo, 22 de junho de 2014

COPA 2014 - ARGENTINA x IRÃ - ALEMANHA x GANA - BÓSNIA & HERZEGOVINA x NIGÉRIA


Com o gol contra Gana, Klose iguala o recorde de mais gols em Copas do Mundo 
que era de Ronaldo. Como o Grupo G continua em aberto e tudo pode acontecer, 
inclusive uma trágica eliminação precoce da Alemanha, se eu fosse o Löw eu já 
colocaria o Klose no comecinho do jogo contra os EUA na semana que vem, 
só pra conseguir um golzinho. Não querendo ser pessimista, claro, mas 
VAI QUE ACONTECE ALGUMA COISA... melhor garantir a artilharia de uma vez.
 
Sábado de frio aqui no inverno paulistano. Mas, como não existe essa coisa chamada inverno lá no norte e nordeste do Brasil, os jogos de hoje foram sob muito calor.

Começou com a Argentina, entrando em campo para golear o Irã e colocar um pé nas oitavas. Ou pelo menos era isso que eles achavam que iria acontecer. A verdade é que o jogo foi muito difícil. Não podemos nem dizer que o jogo foi equilibrado, porque de fato a partida pendeu muito mais para o do que para a Argentina.

Os hermanos atacavam, mas os conta-ataques iranianos pareciam muito mais mortais, obrigando o goleiro Romero a fazer defesas quase espíritas para evitar que o Irã abrisse o marcador.

E o jogo foi TODO assim: o Irã atacando e a Argentina sem se achar em campo. Dava até pra sonhar com uma vitória iraniana, que contra-atacava com muita velocidade e perigo. E o sonho estava se tornando quase uma realidade quando, nos acréscimos do 2º tempo, aconteceu a maior maldade da Copa até aqui: a Argentina lembrou que tinha um tal de Lionel Messi jogando. Ele, que não havia feito absolutamente nada no jogo todo, decidiu fazer logo no último minuto do tempo extra e chutou sem defesa para o goleiro iraniano Haghighi.

Foi a maldade suprema. Os iranianos tinham segurado a poderosa Argentina de forma estrategicamente perfeita. Nem parecia um dos protagonistas do pior jogo da Copa até agora, contra a Nigéria. Já os hermanos jogaram aquém do que se esperava, mas eles têm Messi, autor dos dois gols de vitória da Argentina na Copa até agora. Esperemos que sejam os últimos.

Aí, à tarde, veio o jogo entre Alemanha e Gana. Os alemães entravam em campo para tentar garantir a vaga contra Gana, que havia perdido a primeira partida contra os americanos num jogo emocionante. Só que o jogo foi bem mais difícil do que se imaginava. O primeiro jogo foi relativamente equilibrado, mas com uma vantagem para os ganeses, que atacavam com mais perigo e obrigavam Neuer a fazer boas defesas.

O jogo contava com os dois irmãos Boateng, um em cada equipe - Prince por Gana e Jerome pela Alemanha. No segundo tempo, a Alemanha voltou com Mustafi no lugar de Jerome, e alguns minutos depois, Gana trocava Prince por Jordan Ayew e o jogo deixou de ter os irmãos Boateng em campo, mas passou a ter os irmãos Ayew – Andre e Jordan. Pelo menos desta vez, os manos estavam na mesma equipe. Não sei se isso é algum recorde, mas não deixa de ser curioso assistirmos a um jogo de Copa do Mundo com 4 irmãos em campo.

O jogo era tenso e parecia que Gana iria abrir o placar a qualquer minuto. Mas aí no começo do segundo tempo, a bola foi lançada para dentro da área ganesa e Götze não perdoou e fez: Alemanha 1x0.

Só que nem deu tempo dos alemães comemorarem porque 3 minutos depois vinha o gol de empate, cortesia de Andre Ayew. E os alemães comemorariam ainda menos quando, menos de 10 minutos depois, Asamoah Gyan fazia Gana 2x1.

Aí Löw decidiu mudar de novo e colocou em campo Schweinsteiger e o temido Klose, aquele que estava a um gol de igualar o recorde de gols do Ronaldo. E o temor dos brasileiros se fundamentou rapidamente, porque logo no primeiro toque na bola, Klose empurrou a bola para o fundo das redes ganesas, fazendo Alemanha 2x2.

O fim do jogo foi eletrizante, com a Alemanha tentando de tudo para desempatar a partida. Mas não deu. No final das contas, o empate foi o resultado mais justo e agora tudo pode acontecer no Grupo G. Vamos ver o que acontece entre Portugal e EUA, porque uma vitória dos americanos levaria o país a uma surpreendente liderança no Grupo G.

Fora o fato de que o jogo teve tantos irmãos em campo que parecia um jogo de futebol entre os membros da família Walton, a partida teve mais algumas curiosidades interessantes. Primeiro foi o gol do Klose, que elevou o polonês-alemão ao status de maior artilheiro de todas as Copas, em conjunto com Ronaldo. Foi a quarta Copa do Mundo em que ele marcou um gol, algo que só o também alemão Uwe Seeler e um tal de Pelé haviam conseguido.

Além disso, tivemos também outro recorde na equipe ganesa. O gol de Asamoah Gyan foi seu quinto em Copas do Mundo, igualando a marca do camaronense Roger Milla (lembram dele?) como africano com maior número de gols na história da competição. Muita coisa acontecendo neste jogo.

E aí, para finalizar o sábado, tivemos o jogo entre a Bósnia & Herzegovina e a Nigéria, com o time europeu entrando em campo como favorito para conquistar a vitória. Mesmo tendo perdido o primeiro jogo para a Argentina, os bósnios haviam jogado bem e contavam com jogadores importantes no cenário mundial, como o campeão da Premier League inglesa Džeko. 

Já a Nigéria havia sido protagonista do jogo mais chato do mundial até agora, contra o Irã. Mas como os iranianos haviam feito uma partidaça contra os argentinos, quem sabe os nigerianos não teriam como surpreender também?

A Bósnia & Herzegovina começou de maneira ofensiva e tocando muito a bola enquanto a Nigéria mostrava velocidade e arriscava de fora da área. A história do jogo poderia ter mudado aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Džeko fez um belo gol, mas o bandeirinha erroneamente indicou impedimento. Mais um dos grosseiros erros de arbitragem desta Copa.

E aí foi a vez da Nigéria contra-atacar e, aos 29 minutos, Odemwingie fez 1x0, para o desespero dos europeus, que com isso viam suas chances de passar de fase na sua primeira Copa do Mundo ficando cada vez mais remotas.

A Bósnia & Herzegovina tentou atacar de tudo quanto é jeito, mas à medida que o jogo progredia, o time parecia perder rendimento, mostrando claros sinais de exaustão.

Džeko ainda conseguiria uma bola na trave no finalzinho do jogo, mas a bola não entrou. Com isso os europeus se despedem da Copa e Nigéria e Irã disputam a vaga restante do Grupo F (a primeira é, claro, da Argentina).

De certa forma, foi uma pena, porque eu esperava mais desse time da Bósnia & Herzegovina, até pelo calibre dos jogadores que integram a equipe, mas por outro lado, é um inferno encontrar os acentos corretos para escrever os nomes deles aqui, então pelo menos minha vida fica um pouco mais fácil a partir das oitavas.

Nenhum comentário: