sexta-feira, 20 de junho de 2014

COPA 2014 - BÉLGICA x ARGÉLIA - BRASIL x MÉXICO - RÚSSIA x COREIA DO SUL


Copa no Brasil, jogo do Brasil, a festa só poderia ser Mexicana.

Terça-feira, dia de jogo do Brasil e também de fechar essa primeira rodada da fase de grupos.

O Grupo G começou com a estreia da seleção que vinha com pinta de se tornar a grande sensação do torneio: a Bélgica. Motivos para isso não faltavam, porque o time é repleto de estrelas do futebol internacional, como Courtois, Kompany, Fellaini, Witsel, Hazard e Van Buyten, então a expectativa pela estreia dos “diabos vermelhos” era enorme.

Tanto que meu filho, Tony, já deixou claro que sua torcida seria por eles:
“Eu vou torcer pros belgos.”
“Belgos? Não, Tony... o termo correto é ‘belga’.”
“Claro que não. São HOMENS. Você por acaso torce para os jogadores ALEMÃS?”

Lógica incontestável, então lá vamos nos torcer para os belgos. Curiosamente, a profecia de que a Bélgica iria surpreender nesta Copa de fato se concretizou. Porque ao 25 minutos do primeiro tempo, estava 1x0 PARA A ARGÉLIA.

Esse é o tipo de resultado que aquela sua tia que não entende nada de futebol coloca no bolão, contrariando até as mais otimistas expectativas.

“Não tia... isso não vai acontecer. A Bélgica tem um timão e a Argélia não existe como time. Os belgas têm o Fellaini, o Courtois, o Hazard...”
“Então! Se eles têm azar, mais motivo pra perderem! Bota aí: 1x0 pra esse outro time que você falou!”

E não é que sua tia tinha razão? Aí estava a Bélgica tentando se achar em campo contra uma Argélia mais fechada que banco em feriado. Um time nitidamente superior à Argélia, mas que não atacava com objetividade. E aí, num dos raros momentos em que a Argélia foi pra frente, Vertonghen tentou impedir o avanço de Feghouli e fez pênalti. O próprio Feghouli bateu e fez. Argélia 1x0.

E, por incrível que pareça, nem isso acordou a Bélgica. O time parecia desesperado, dando muitos chutes a gol, mas nada muito ameaçador.

Só que, aos 15 minutos do segundo tempo, a entrada de Fellaini mudou o jogo. Mal ele entrou e 5 minutos depois a Bélgica já fazia 1x1. E aí, sem o peso de uma derrota iminente, o time finalmente começou a jogar de maneira mais organizada.

Como resultado, 10 minutos depois, o placar já estava 2x1 e a Bélgica pôde respirar aliviada por ter voltado de forma vitoriosa à elite do futebol, 12 anos depois de sua última participação. Acredito que, passada a tensão da estreia, a equipe ainda pode mostrar a que veio. Tem muita gente boa no time deles, e os belgos têm tudo pra repetir a campanha de 1986 (quando contavam com o genial e inigualável goleiro fanfarrão Pfaff).

E aí veio o jogo do Brasil, contra a temida seleção do México. Por que temida? Curiosamente, não existe uma resposta muito lógica para esta pergunta, porque o México não é exatamente uma das maiores potências do futebol mundial. Mas o Brasil costuma ter uma incrível dificuldade contra a equipe mexicana. Assim como tem com a França e contra (juro que é verdade) a Noruega. 

Então o clima era de expectativa para o jogo, apesar do otimismo de todos os locutores esportivos que narravam a partida, que contavam com uma vitória e classificação antecipada para a Seleção.

Claro que os locutores não contavam com duas coisas: a falta de organização do time brasileiro e a excelente atuação do goleiro mexicano Ochoa.

Quando vemos as estatísticas do jogo, tem-se a impressão de que o jogo foi bem parelho, mas para quem assistiu, a sensação era claramente de que o México era superior. É claro que o Brasil tinha suas armas, mas o time parecia desorganizado e apático. O melhor em campo no jogo contra a Croácia - Oscar - nem existiu neste jogo.

E, quando o Brasil chegava com perigo, parava no excelente goleiro Ochoa, que pegava tudo. A sorte do Brasil foi que o goleiro Julio César, que nem na segunda divisão do futebol inglês joga (ele foi emprestado pelo Queen’s Park Rangers ao Toronto, do Canadá), demonstrou firmeza durante a partida e impediu o México de conseguir o que teria sido uma justa vitória.

Com lances lá e cá, o jogo foi muito mais emocionante do que o placar de 0x0 sugere, e o empate pouco fez para tirar as chances do Brasil de ir para as oitavas. Com os mesmos 4 pontos do México e um saldo melhor, o Brasil tem a vantagem de ter um jogo teoricamente fácil contra Camarões, enquanto o México pega a pedreira que é a Croácia (agora com o matador Mandžukić de volta à equipe). Só um desastre de proporções vesúvias tira o Brasil das oitavas.

E aí tivemos o último jogo do dia, com as duas equipes que ainda faltavam jogar: Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O jogo foi marcado pelo maior frango da Copa até agora, do goleiro Russo Akinfeev, que parecia ter recheado suas luvas com maria-mole antes de tentar rebater o chute relativamente fácil de Lee Keunho. Deu dó do goleiro, que chorava copiosamente e precisou da ajuda dos companheiros para se recompor e voltar ao jogo.

Felizmente para ele, minutos depois, Dzagoev chutava contra o gol coreano obrigando o goleiro Sungryong a rebater a bola, deixando-a livre para Kerzhakov, que empatou a partida.

A Rússia ainda teria uma última chance no finzinho, mas o jogo terminou 1x1, com ambas as equipes ocupando a segunda posição, atrás dos belgos. 

Nenhum comentário: