sexta-feira, 20 de junho de 2014

COPA 2014 - AUSTRÁLIA x HOLANDA - ESPANHA x CHILE - CROÁCIA x CAMARÕES


Como diz o ditado: "Se ajuda de Jesus valesse alguma coisa, 
o campeonato do Vaticano terminaria empatado".


Com o Brasil tendo oficialmente aberto a segunda rodada contra o México, hoje tínhamos Austrália x Holanda, Espanha x Chile e Camarões x Croácia, sendo que as primeiras duas partidas eram pelo Grupo B e a terceira pelo Grupo A (do Brasil).

Para quem havia detonado a Espanha no primeiro jogo (vocês lembram disso? Foi 5x1 contra a Espanha), a Holanda parecia que teria um jogo fácil contra a Austrália. Afinal, os australianos haviam perdido para o Chile por 3x1, então seria um jogo em ritmo de treino, certo?

Errado. A Austrália, por incrível que pareça, proporcionou o primeiro teste de verdade para a Holanda. Um time veloz e bem organizado, a Austrália levava perigo para o gol holandês, e a Laranja Mecânica (que jogava de azul de novo) parecia atuar com suas engrenagens enferrujadas.

Mas, por pior que estivessem jogando, eles tinham Robben e, aos 20, ele matou o goleiro Ryan, fazendo 1x0. Esse gol fez a gente lembrar do jogo com a Espanha, em que a Holanda parecia meio perdida em campo até fazer o primeiro gol, e aí foi aquela farra que todo mundo lembra muito bem (pra quem não lembra, a Espanha acabou CURRADA pela Holanda por 5x1).

E aí, enquanto a gente lembrava disso, a Austrália deu saída de bola e de repente Cahill fazia um GOLAÇO, dando um chute de primeira em um lançamento no mínimo otimista de McGowan e encobrindo o goleiro Cillessen. Um lindo gol.

Com o empate, o jogo continuou lá e cá, mas com mais volume de jogo para os australianos. Assim foi até os 9 do segundo tempo, quando uma bola na mão de Janmaat dentro da área fez o juiz marcar pênalti. Jedinak cobrou e fez: Austrália 2x1.

Mas aí finalmente a poderosa Holanda acordou e decidiu que queria mesmo ser a primeira do grupo e que o primeiro jogo não tinha sido apenas um tropeço (neste caso um despencada precipício abaixo) da Espanha.  

E 4 minutos depois, Van Persie fazia o gol do empate, recebendo a bola livre dentro da área australiana e chutando sem defesa para Ryan. Aí, 10 minutos depois, veio o golpe de misericórdia, num chute aparentemente despretensioso de Depay. A trajetória da bola enganou Ryan e ela foi para o fundo da rede. Holanda 3x2.

E assim terminou. A Holanda com duas vitórias em dois jogos e a Austrália torcendo para um milagre no outro jogo do grupo para evitar a longa viagem de volta para casa ainda na primeira fase.

Só que eles não precisaram de mais do que 3 horinhas para perceber que a fatura estava liquidada e que não viria milagre algum, porque logo após Austrália x Holanda, veio o complemento do Grupo B: Espanha x Chile.

EVIDENTEMENTE, aquela derrota contra os holandeses havia sido uma aberração, e a poderosa campeã Espanha iria de fato começar sua Copa do Mundo agora, contra o Chile.

Era só ganhar do Chile e depois da Austrália que as chances da Fúria eram até que razoáveis, ainda mais depois da derrota dos Soceroos contra os holandeses. Então era só entrar em campo e ir pra cima dos chilenos.

E a impressão que se teve foi de que a Espanha tentou fazer isso. Mas não conseguiu. O que parece ter acontecido foi que o time da Espanha desandou de 4 anos para cá e o fato de ser praticamente O MESMO time que levantou o caneco na África do Sul acabou tornando o time previsível, permitindo que as outras equipes conseguissem armar esquemas contra seu futebol “lateralmente ofensivo”.

O resultado foi que a Espanha não conseguia fazer quase nada em campo e, nas raras ocasiões em que conseguia, a bola se recusava a entrar. O mesmo não se pode dizer sobre o Chile, que aos 20 minutos abria o placar com um lindo gol de Vargas, que ainda teve a ousadia de tirar Casillas da jogada antes de chutar para o fundo das redes.

Os espanhóis tentaram reagir, como naqueles típicos pesadelos em que você tenta fugir do Meu Amigo Zoca*, que se aproxima cada vez mais carregando uma foice e um pote de mel, mas por mais que você corra, não consegue avançar. Sabem como é? Não? Hm...

Enfim, a Espanha estava vivendo um pesadelo em campo. E por mais que se beliscasse para acordar e escapar, uma falta próxima à área da Espanha acabou selando o destino dos (agora definitivamente ex) campeões mundiais. Sanchez cobrou e Casillas rebateu mal a bola, que sobrou livre para Aranguiz fazer 2x0 Chile. Espanha eliminada da Copa de 2014.

Dois jogos, 7 gols contra, 0 gols a favor. Eu achava que ninguém iria conseguir bater a França, que havia sido campeã em 1998 e conseguiu a proeza de terminar a Copa de 2002 na primeira fase, sem conseguir marcar um único gol.

Acontece que a França conseguiu ao menos um empate de 0x0 naquela Copa e, ao todo, levou “apenas” 3 gols. Tudo bem que a Espanha ainda tem o jogo contra a Austrália, que também não tem mais chances nesta Copa do Mundo. Mas o time australiano não é bobo. Quase ganhou da Holanda, e o 3x1 contra o Chile não reflete o quanto eles jogaram naquela partida.

Por menos que valha o jogo, estou muito afim de ver o que acontece entre essa duas equipes eliminadas. Poderíamos estar assistindo a um jogo verdadeiramente histórico, com a pior apresentação de uma atual campeã em todos os tempos. JOGAÇO!

E aí tivemos o último jogo do dia, que foi o fechamento da segunda rodada para o Grupo A, entre Croácia e Camarões.

Na verdade, todo mundo sabia que a Croácia era forte. Apesar da derrota, o time havia jogado bem contra o Brasil e agora contava com o matador Mario Mandžukić de volta ao time, indicando que o time seria ainda mais ofensivo. Já Camarões havia perdido para o México por 1x0, mas com 2 gols legítimos dos mexicanos tendo sido injustamente anulados. Ou seja, Camarões havia perdido por TRÊS a 0 para o México. Então salvo algum desastre, a Croácia deveria embolsar os 3 pontos.

E o tal desastre não apareceu, o que resultou em outro tipo de desastre para o time camaronês. Dominando o jogo todo, a Croácia abriu o marcador logo aos 10 minutos, com gol de Olić. Como se não bastasse isso, o jogador Song fez falta fora do lance em Mandžukić e levou um cartão vermelho. A equipe africana agora contava com 10 homens para tentar impedir o vice-artilheiro do Campeonato Alemão de fazer seu primeiro gol na Copa.

E a estratégia camaronense deu certo! Aos 2 minutos do segundo tempo, a Croácia fazia 2x0, mas o gol foi de Perisić, e não Mandžukić.

Só que isso não iria durar para sempre. E, aos 16 minutos, Mandžukić fazia o primeiro, de cabeça, para depois fazer o segundo, aos 23. Croácia 4x0. Croácia ainda viva na competição, Camarões out.

Para o Brasil, uma maravilha, porque agora Croácia e México se matam para tentar a vaga enquanto o Brasil pega um time que quer mais é voltar pra casa logo. Pressinto goleada e injeção de ânimo para o time brasileiro.


* Para preservar o indivíduo em questão de prováveis danos à sua reputação em virtude de suas quase sempre questionáveis atitudes éticas e morais, o nome de Mark Damian Ament será substituído neste blog pelo pseudônimo “MEU AMIGO ZOCA”.



Nenhum comentário: