sábado, 21 de junho de 2014

COPA 2014 - ITÁLIA x COSTA RICA - FRANÇA x SUÍÇA - HONDURAS x EQUADOR

Com 1 gol marcado nos instantes finais do jogo contra Equador e mais 
2 gols marcados no final do jogo contra a França, a Suíça teria entrado 
com um pedido à FIFA para jogar apenas os últimos 10 minutos do jogo 
contra Honduras. A FIFA não se manifestou ainda sobre o assunto. 

 Dia decisivo para o chamado “Grupo da Morte”, o Grupo D. Apesar de todos terem afirmado que as chances da Inglaterra eram puramente matemáticas, na realidade era um pouco menos trágico que isso. “Bastava” aos ingleses torcer por uma (até que viável) vitória da Itália sobre a Costa Rica, torcer que a Azzurra ganhasse do Uruguai no terceiro jogo. Acontecendo isso, a Inglaterra teria apenas que ganhar da Costa Rica, de preferência por um bom placar, para conseguir a segunda vaga no saldo de gols. Ou seja, difícil, mas não IMPOSSÍVEL.

Quer dizer, não ERA impossível, até o jogo da Itália contra a Costa Rica. Imaginei antes do jogo que a Itália iria se fechar, como é sua característica, e aproveitar para matar o talentoso e ofensivo time da Costa Rica num contra-ataque.

De fato os italianos se fecharam, mas os tais contra-ataques não se mostraram eficientes porque a Costa Rica tinha uma tática parecida, e isso obrigou a Itália a tentar ir pra cima, abrindo espaço para contra-ataques costa-riquenhos.

E aí o jogo começou a ter ares de Costa Rica x Uruguai, e a classificação inglesa parecia cada vez mais distante. Ainda mais quando, aos 44 do primeiro tempo, Ruiz acertou uma cabeçada na trave, a bola desceu e o reloginho do juiz vibrou, indicando que ela havia cruzado a linha. O replay confirmou a tecnologia e a surpreendente Costa Rica abria o placar.

Os italianos se olhavam (assim como as outras 2 bilhões de pessoas assistindo à partida ao redor do mundo) e se perguntavam o que estava acontecendo. E o que estava acontecendo é que a Costa Rica tinha um timaço.

O segundo tempo teve a Itália partindo pra cima dos costa-riquenhos, mas a bola se recusava a entrar e, no final do jogo, os italianos já demonstravam cansaço, indicando que uma reação seria impossível. E de fato foi. Placar final: Costa Rica, líder do grupo D e garantida nas oitavas, 1x0. Inglaterra oficialmente fazendo companhia à Espanha no longo caminho de volta a casa (de repente eles até têm desconto se fretarem um avião juntos).

O segundo jogo tinha a França, que havia ganho sem convencer muito o primeiro jogo, e a Suíça, que havia ganho sem convencer NADA o primeiro jogo. Pra quem esqueceu como foi, aqui tem um resumo.

Eu honestamente esperava um jogo meio truncado, com o poder defensivo suíço segurando a França o jogo todo. Talvez Benzema conseguisse furar o bloqueio numa bobeada suíça, fazendo um golzinho que fosse, então o placar mais otimista que eu conseguia prever era de 1x0 pros Bleus (que jogavam com o segundo uniforme, então tecnicamente eram “Les Blancs” neste jogo).

O que se viu, no entanto, prova que eu não entendo um cazzo de futebol mesmo. Primeiramente eu havia acreditado que a Inglaterra tinha uma chance de se classificar, e isso foi demolido com requintes de crueldade no primeiro jogo do dia. Depois, minha previsão de um jogo fechado e com poucos gols foi por água abaixo com um verdadeiro massacre francês.

A França foi pra cima da Suíça desde o primeiro instante de jogo. E logo aos 17 minutos, o jogo já estava 1x0 pros franceses, com um belo gol de Giroud. 1 minuto depois, Benzema fez boa jogada e deixou a bola com Matuidi para que este fizesse o segundo da França.

Perdida em campo, a Suíça tentou contra-atacar, tendo até um gol de Xhaka anulado por impedimento, mas a França era visivelmente melhor e jogava como queria. E isso ficou ainda mais crítico para os suíços quando, aos 40 minutos, Valbuena ampliava ainda mais. França 3x0.

De volta depois do intervalo, a Suíça decidiu ir pra cima, mas o time parecia nervoso e os ataques paravam em Lloris. E o castigo veio aos 22 minutos com o gol de Shia La Boeuf Benzema, seu terceiro na competição.

Aos 4x0, com certeza o jogo já estava encerrado, mas pelo visto esqueceram de avisar a França, porque 6 minutos depois era a vez de Sissoko fazer o 5º.

Como é do seu feitio, a Suíça decidiu atacar com objetividade no finalzinho do jogo. Haviam marcado um gol nos últimos segundos de jogo contra o Equador, e agora marcavam 2 gols nos últimos 10 minutos. Mas não foram o suficiente. Benzema ainda teve um golaço injustamente anulado pelo juiz, que havia apitado fim de jogo instantes antes do chute do francês. Teria sido França 6x2, mas oficialmente o jogo já havia acabado, então ficaram nos 5 mesmo. Pena, porque teria sido um lindo gol (e colocado o francês na artilharia da Copa).

O que mais impressionou nesse jogo foi o fato de que foram 5 gols de 5 jogadores diferentes, o que demonstra que a França tem um ótimo conjunto e várias opções ofensivas. De repente pintou como uma das seleções candidatas ao título. Medo.

O último jogo do dia foi o fechamento deste grupo, com o embate entre Equador e Honduras. Honestamente, não há lá muito o que comentar sobre este jogo. As duas equipes eram relativamente parecidas e entraram em campo buscando a vitória, com o Equador mostrando mais volume de jogo. Mas quem abriu o placar foi justamente Honduras, com um gol de Costly. Se o jogador não tivesse feito o gol, ele seria lembrado apenas por estar sempre mascando um chiclete azul de aspecto repulsivo durante os jogos. Agora, pelo menos, ele será lembrado como o cara do chiclete azul de aspecto repulsivo que fez o gol contra Equador. Upgrade!

Só que o gol não intimidou os equatorianos, que empataram apenas 3 minutos depois, com o bom jogador Enner Valencia (que não mascava chiclete de nenhuma cor). O mesmo Valencia ampliaria aos 20 do segundo tempo, e depois o Equador apenas administraria o jogo.

Honduras até que tentou, mas o resultado ficou nos 2x1. Com este resultado, o Equador empata com a Suíça em pontos, mas ultrapassa a equipe europeia no saldo de gols, assumindo assim a segunda posição no Grupo E. Apesar de QUASE classificada para as oitavas, nem a França tem 100% de certeza de que passará de fase. Mas cá entre nós, realisticamente falta só definir quem será o segundo colocado do grupo, porque a França já tá lá.

Nenhum comentário: