domingo, 22 de junho de 2014

COPA 2014 - BÉLGICA x RÚSSIA - ARGÉLIA x COREIA DO SUL - EUA x PORTUGAL



O MELHOR DO MUNDO Cristiano Ronaldo aproveita as câmeras 
para fazer o que fez durante a Copa toda: NADA.


E aqui vamos nós fechando a segunda rodada da primeira fase da Copa de 2014.

O dia começou com o duelo entre Bélgica e Rússia, briga direta pela liderança do Grupo H. 

A Rússia jogava com seu segundo uniforme, que eu particularmente considero o mais bonito da Copa devida à sua representação gráfica do mundo que Iuri Gagarin viu quando se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço em 1961. Anotem aí: ainda vou comprar essa camisa.

Enfim, a Bélgica havia ganho meio que no sufoco contra Argélia e a Rússia havia empatado graças ao FRANGO do goleiro Akinfeef contra a Coreia do Sul. 

Então esperava-se um amplo domínio “belgo” (como diria meu filho) no jogo. No entanto, não foi bem isso que aconteceu.

Foi um jogo muito aberto, com o time da Bélgica sendo velocíssimo, mas faltando algo lá na frente porque a bola se recusava a entrar. Já a Rússia chegava com perigo e parecia muito perigosa. Mas a rigor, nada muito eletrizante acontecia ao longo da partida.

Ambos os goleiros fizeram boas defesas e neutralizaram o ataque dos oponentes. Akinfeev se redimiu algumas vezes do frango contra a Coreia do Sul e Courtois mostrou porque é considerado um dos melhores do mundo. Típico jogo de empate.

Mas aí, quando tudo parecia estar definido para ambas as seleções, veio o gol-surpresa de Origi aos 43 do segundo tempo. Ducha de água fria na Rússia, que havia jogado um bolão durante o jogo e não merecia sair perdedora do confronto. 

Mas o futebol às vezes não tem a ver com quem merece ou não merece. Ele simplesmente “é”. 

Filosófico isso, não?

Enfim, Bélgica (classificada para as oitavas) 1x0. O resto do Grupo H ficou com a incômoda situação de ter que definir quem leva a segunda vaga no tapa.

E aí tivemos o segundo jogo do dia, entre Coreia do Sul e Argélia.

O técnico argeliano decidiu mudar drasticamente o time para esta partida, alterando 5 jogadores que tinham entrado em campo contra a Bélgica, e foi muito criticado opr isso. Mas a mudança parece ter surtido efeito.

Porque ao final do primeiro tempo o placar era 3x0 para a Argélia, cortesia de gols de Djabou, Halliche e Slimani. Com um volume de jogo infinitamente superior ao da Coreia do Sul, os argelinos poderiam ter feito muito mais, mostrando que o jogo contra a Bélgica não tinha sido uma aberração, mas talvez uma demonstração econômica do futebol da Argélia?

De qualquer forma, no segundo tempo, os coreanos decidiram tentar fazer algo para evitar o vexame e foram para o ataque. E aos 5 minutos no segundo tempo, o ataque deu certo: Son Heungmin fez e reduziu: 3x1.

Mas a Argélia se mostrava um time muito superior e decidiu mostrar que esse ataque dos coreanos não era algo que deveria ser levado muito a sério. Foram para o ataque e, 12 minutos depois, Brahimi fazia 4x1. 

Derrotados em campo, os coreanos ainda conseguiram achar um lampejo de força para reduzir a goleada para 4x2, no fim do jogo, com o gol de Koo Jacheol, mas isso não fez muita diferença.

No final das contas, jogaço da Argélia, que com isso assume a segunda posição do Grupo H e encara a Rússia na última rodada, num jogo que, contrariando todas as expectativas que tínhamos até então, deve ser ESPETACULAR.

E às 19h00, para finalizar a rodada, veio o jogo entre Estados Unidos e Cristiano Ronaldo Portugal. A sorte da seleção portuguesa é que existia a Espanha, o que tornou sua participação menos patética nesta Copa do Mundo, uma vez que a apresentação contra a Alemanha havia sido pífia.

Antes do apito inicial, o que se esperava para esta partida era que Portugal, mesmo desfalcado de Fábio Coentrão e Pepe, juntasse os cacos e fizesse o que fosse necessário para que o MELHOR DO MUNDO Cristiano Ronaldo brilhasse. Afinal, o massacre alemão havia sido decorrência da expulsão de Pepe, que havia obrigado Portugal a jogar com 10. Mas gora que estava jogando com 11...

... a mesma coisa aconteceu. 

Portugal se fechou na defesa e ficou esperando o ataque americano.

Até que uma burrada monumental de Cameron, que tentou se livrar uma bola para dentro da própria área, fez com que ela caísse bem no pé de Nani, que não perdoou e fez 1x0 para Portugal. Isso aos 5 minutos.

O gol não abalou a seleção americana, e o time foi pra cima, demonstrando muito mais vontade de vencer do que o time luso. Cristiano Ronaldo não existia e os EUA armavam boas jogadas, sugerindo que o gol de empate era uma questão de tempo. 

De modo geral, os EUA deram um banho nos portugueses em termos de estratégia, e os ataques da equipe americana levavam muito mais perigo do que os raros avanços portugueses. 

Parecia que o gol viria aos 11 do segundo tempo, quando o goleiro Bento saiu sem sucesso para tentar interceptar um cruzamento e deixou o gol livre para Bradley, que chutou no gol, mas a bola encontrou a perna salvadora de Ricardo Costa. 

O toque evitou o que definitivamente teria sido o gol de empate americano e os portugueses devem ter comemorado muito essa defesa heroica. Mas com certeza se esqueceram dela aos 19 minutos, quando o chute de Jermaine Jones não bateu na perna de ninguém e entrou no gol, fazendo com que o jogo ficasse em 1x1.

A partir daí, o jogo foi só pressão americana e não foi surpresa nenhuma quando, 15 minutos depois, os EUA ampliaram o placar com um chute de Clint Dempsey (aquele que havia feito o gol rapidinho contra Gana). USA 2x1.

Portugal pouco fazia, e o resultado parecia definitivo. A vitória dos EUA significava a eliminação de Portugal e a classificação dos americanos como primeiros do Grupo G, tornando o próximo jogo ente EUA e Alemanha num jogo de comadres, com ambos os times jogando pelo empate para ir às oitavas.

Só que de repente veio um contra-ataque português, já nos acréscimos, Varella cabeceou a bola dentro da área americana e empatou o jogo para os portugueses.

Empate totalmente injusto pelo que Portugal mostrou em campo, mas resultado que dá um breve lampejo de sobrevida à equipe lusa.

Improvável Portugal passar de fase, visto que Alemanha e EUA continuam se enfrentando num jogo de comadres, com ambos os times jogando pelo empate para ir às oitavas.

Mas enfim, amanhã começa a última rodada da primeira fase. Agora não há mais espaços para erros.

Vamos ver o que acontece.

Nenhum comentário: